ENTENDA O QUE OS PERFUMES COM BOA FIXAÇÃO TÊM!

Alguns fatores são cruciais para a fixação do perfume. Descubra quais são eles!

Através da fumaça: 'per fumum' em latim. Lá no Egito Antigo, por volta dos anos 2.000 a.C., óleos aromáticos e incensos eram queimados como uma forma de homenagear e honrar os deuses. Era o começo do universo da perfumaria que conhecemos hoje.

A humanidade caminhou muito e, por volta do ano de 1.600 d.C., surgiram os primeiros perfumes na Europa, tão excêntricos quanto aqueles que podiam usá-los: reis, rainhas e membros da corte. Mas foi a Arábia que formou os primeiros mestres de perfumaria e descobriu o método de extração de naturais por destilação. A França viu potencial na novidade, passou a estimular o desenvolvimento e as inovações na área, e tornou Grasse a capital mundial do perfume (1/4 da cidade é tomada por uma reserva natural de flores e oliveiras).

Um breve resumo da história da perfumaria para dizer que, seja para despertar uma emoção especial ou mascarar um odor desagradável, os perfumes se tornaram objeto de luxo e desejo. E independentemente da marca ou frasco, todos eles são formulados com apenas três ingredientes: água, álcool e essência. Então, o que faz um perfume durar mais ou menos tempo na pele?


Fixador: mito ou verdade?

Mito. Não existe um ingrediente chamado 'fixador'. Para responder à pergunta acima, listamos os fatores que interferem na fixação do perfume na nossa pele:

Qualidade das matérias-primas

Em um paralelo com a moda, se você tem uma peça feita com 100% linho, seda ou algodão, com certeza ela vai durar um bom tempo no seu armário. Na perfumaria o princípio é o mesmo. A Phebo além de trabalhar com as melhores casas de fragrância do mundo, produz seus perfumes e colônias com álcool extra neutro (ele é mais puro e seu odor não interfere na fragrância final).

Notas voláteis x notas densas

Geralmente, dentro de uma pirâmide olfativa, as notas cítricas tendem a ser mais voláteis, por isso evaporam mais rapidamente; ao contrário das amadeiradas, orientais ou gourmand, que são mais densas e podem fixar na pele por algumas horas.