QUAIS SÃO OS INGREDIENTES MAIS INUSITADOS NA COMPOSIÇÃO DOS PERFUMES?

Aqui no blog você entende como é possível um perfume ter fragrâncias tão exóticas, como o chocolate e bebidas alcoólicas!

Algumas fragrâncias são verdadeiros clássicos, como o floral, o frutal, o cítrico e o amadeirado. Mas não é de hoje que esse universo tem sido invadido por perfumes com ingredientes inusitados. Os doces, como os que lembram chocolate ou uma calda de açúcar, se tornaram queridinhos de muitos brasileiros. Porém, há marcas lançando fragrâncias que remetem até ao cigarro! Sim, é isso mesmo que você leu!

Como um perfume tão excêntrico é possível? Nós conversamos com a equipe da Mane, Casa de Fragrâncias francesa presente no Brasil desde a década de 1950, para você entender mais a fundo como perfumes tão inusitados são possíveis. Vamos lá?

Fabricação de perfumes: fique por dentro desse processo

A fabricação de um perfume envolve a criação da fragrância, uma etapa bem criteriosa feita por meio de pesquisas de tendência, além de envolver a criatividade e o conhecimento dos perfumistas. A partir disso, o perfume passa a ser fabricado em larga escala. Há também o período de maceração, etapa que é a aposta de muitas perfumarias, como a Phebo, para entregar ao cliente um produto cheio de qualidade. 

De qualquer forma, a escolha das fragrâncias é um dos principais pontos de identidade do perfume e pode variar do mais clássico, como florais e amadeirados, que muitas vezes são extraídos naturalmente, aos perfumes mais inusitados, com fragrâncias sintéticas (ou seja, criadas em laboratório). Lembrando que criar sinteticamente uma nota olfativa não significa perda de qualidade – pelo contrário! Até porque alguns perfumes só se tornam possíveis a partir dessa criação.


O fato é que a junção das notas que vai compor o perfume é uma verdadeira arte e garante a originalidade do produto. Para isso, perfumistas do mundo todo buscam trazer sentimentos e usar criatividade e conhecimento no processo. 

São diversos testes até que se chegue à alquimia perfeita, trazendo como resultado um perfume inusitado ou não, mas que vai provocar a sensação desejada em quem o usa. Quando você pensa que perfumes emocionam, a criação de uma fragrância é uma mágica que permite as pessoas voltarem no tempo ou ter sentimentos aflorados.

Quais os ingredientes usados?

Os ingredientes de qualquer perfume são bem básicos: o álcool, a água e a combinação de essências. Claro que pode mudar de acordo com o fabricante: “não é uma regra, mas existem casos nos quais os fabricantes adicionam antioxidantes com o intuito de evitar ou retardar o escurecimento do produto final”, conta a equipe da Mane.