MEMÓRIA OLFATIVA: POR QUE ALGUNS CHEIROS NOS TRAZEM BOAS LEMBRANÇAS?

Eles são capazes de trazer à memória diversas emoções e sentimentos. Entenda como!

Ainda não foi inventada uma máquina do tempo, mas é certo que nossa memória olfativa tem o poder de nos transportar em poucos instantes para momentos inesquecíveis. Já reparou? Basta sentir um cheiro especial que a lembrança aflora no mesmo segundo. Tanto que alguns perfumes específicos podem deixar a gente mais feliz, por exemplo, pois remetem a situações especiais da nossa vida.

A memória olfativa é tão poderosa que, ao sentir um cheiro de algum alimento, na mesma hora podemos sentir vontade de comê-lo, mesmo estando sem fome. Sem contar que alguns cheiros de limpeza ou de roupa limpa permitem que a gente se sinta em casa, mesmo estando longe. Os cheiros têm tudo a ver com emoções, sejam elas acolhedoras ou não.

A psicóloga e especialista em perfumaria, Ana Volpe (siga no Instagram e acompanhe o trabalho interessantíssimo da Ana!), conversou com a gente para falar sobre o que existe por trás das memórias olfativas. Uma coisa é certa: não necessariamente tem a ver com magia e, sim, com o poder do nosso cérebro. Confira!