MODA A FAVOR DO PLANETA
Apostando na produção de moda sustentável, a Sissa, marca de Alessandra Affonso Ferreira, reaproveita todas suas sobras têxteis



A moda produzida de maneira sustentável vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil – e isso é muito bom. Para além do interesse na produção mais consciente, a nova safra de estilistas nacionais anda criando peças ecologicamente corretas cheias de charme (nada daquele estilo alternativo meio ‘bicho grilo’ ao qual estávamos acostumados no passado). Hoje, vestir uma roupa produzida de forma sustentável é o que há de mais bacana. Pode apostar!

 

Lixo que vira luxo

Comandada por Alessandra Affonso Ferreira, a Sissa anda fazendo sucesso com a linha sustentável que passou a integrar permanentemente as araras da loja-ateliê da marca, no bairro paulistano de Pinheiros. As peças produzidas com o tear manual criado a partir das sobras têxteis de coleções anteriores que iriam para o lixo refletem o crescente desejo da estilista por criar uma moda bela – e sustentável.
Alessandra é obcecada em catalogar cada retalho por cores e estampas: em seu ateliê, há uma espécie de arquivo com várias gavetas onde ela organiza todo o lixo têxtil que será reaproveitado. Nada é desperdiçado.


Feito à mão

Numa parceria admirável, ela manda todos os retalhos para o grupo de tecelãs de Muquém, em Minas Gerais. São essas talentosas mulheres, sob a coordenação do Renato Imbroisi, pioneiro no encontro entre o artesanato e o design no Brasil, que transformam as sobras em novas matérias-primas, criando coloridos teares manuais que carregam toda a sofisticação da nossa estética nacional. A última etapa, então, é a designer para dar vida a nécessaires, bolsas, vestidos, casacos, tops, saias e até jogos americanos (a casa também merece ficar linda!) da linha Muquém, da Sissa.

 

sissa.com


renatoimbroisi.com.br




Com notas de frutas e flores e leve toque amadeirado, a fragrância Samambaia de Phebo é a perfeita tradução da sofisticação tropical da moda criada por Alessandra para sua marca Sissa