A VEZ DOS HOMENS: COMO ESCOLHER PERFUMES MASCULINOS

Confira dicas práticas para acertar na hora da compra

Dizem que a primeira impressão é a que fica. O cheiro, assim como o vestuário, é uma das formas de se apresentar sem usar a palavra. É ele que causa aquela impressão instintiva que pode ser de atração, mistério ou até repulsa sem racionalmente entendermos o porquê. 

Cheiro é emoção pura. Através dele somos capazes de viajar para lugares que marcaram nossa história, reviver momentos especiais ou trazer lembranças de pessoas queridas. 

Então, a escolha da fragrância certa é uma tarefa importante. Ela tem que traduzir a alma de quem usa e ser adequada ao momento do uso. 

Universo masculino

Muito se fala sobre consumo feminino e dicas para elas comprarem a fragrância ideal. São informações mais fáceis de se encontrar em uma busca pela internet. Por isso, esse texto é dedicado a eles.

Sabemos que, em geral, os homens costumam ser mais práticos e racionais na hora de consumir: repetem a compra da camisa ou calça com modelagem já conhecida ou investem sempre no mesmo modelo de sapato confortável. E, muito provavelmente, esses itens foram comprados depois de escutar a dica de um amigo ou por conta de algum presente que receberam.


Único e intransferível

O cheiro é algo muito pessoal. Se você costuma sentir o perfume somente no frasco antes da compra ou aposta na fragrância que um conhecido estava usando, as chances de fazer a compra errada são enormes! 

A essência, comparada a que está no vidro ou na pele de outra pessoa, costuma ter um cheiro bem diferente no seu corpo.

Para escolher a fragrância masculina ideal, destacamos alguns pontos para serem observados, como a família olfativa e ocasião de uso – para você, leitor do nosso blog, prestar atenção antes de fazer a escolha ideal. 


A intensidade preferida

Você sabe a diferença entre Colônia, Eau de Toilette e Eau de Parfum? 

A primeira exala um cheiro bem suave. Na Eau de Toilette a essência é um pouco mais concentrada e o perfume é o que exala de forma mais forte a fragrância.   

colônia ou água de colônia é a mais indicada para o uso diário seja para estudo, tralhado ou até atividades esportivas. Vai deixar sua marca sem correr o risco de incomodar outras pessoas.

O Eau de Toilette é perfeito para passeios, encontros com amigos e festejos diurnos. Já o Perfume, pela maior quantidade de essência, é ideal para ser usado em festas ou uma noite especial.

A dica principal aqui é pensar no estilo de vida de quem vai ser presenteado ou saber para qual ocasião usar a fragrância.

A hora da escolha

De uma forma geral, o homem já tem ideia do que ele gosta antes de comprar um perfume. Mesmo sem muita informação, é fácil identificar os tipos mais conhecidos. São eles: 

Cítricos, geralmente construído com mistura de limão, flor de laranjeira, hortelã ou bergamota, costuma ser leve e é perfeito para ser usado durante os dias quentes do ano.

O Amadeirado, com nota de diferentes tipos de madeira, como sândalo e cedro, e misturas com canela e tabaco. É um cheiro mais encorpado, como o perfume Santalum.


Já as fragrâncias intensas como as  frutais e orientais (que costumam ser combinações entre flores, frutas e ingredientes quentes como pimenta, gengibre, noz moscada) resultam em um perfume marcante. 

O valor das notas

Depois de identificar o tipo preferido, a hora da compra é um momento que pede calma. Borrife na pele e observe. A nota de saída é o cheiro que sentimos logo no primeiro momento. 

Depois que a essência é absorvida pela pele, é a vez de perceber a chamada nota coração (ou corpo), que geralmente dá a personalidade do perfume. Em seguida, vem o cheiro das notas de fundo, que é a base da fragrância e a fragrância que permanece por mais tempo.


Na embalagem da linha Biblioteca Olfativa, por exemplo, as informações sobre as diferentes notas estão em destaque do lado de fora da caixa, de forma bem prática e informativa, para te ajudar a identificar as notas que mais agrada. 

Vale a pena ler e perceber as diferenças entre elas.

Momento de contemplação

Espere para ver como o perfume vai reagir na sua pele antes de ter a certeza que fez a melhor escolha. A essência surge e se fixa na pele de forma diferente em cada corpo por alguns fatores, como transpiração e hidratação. 

Outra dica: experimente no máximo duas fragrâncias diferentes por vez para o olfato realmente identificar essas nuances. 

Para aproveitar o melhor da sua escolha

Os pontos com maior circulação sanguínea, como pulsos, pescoço e peito, são os mais indicados para aplicação do perfume se o objetivo é uma “explosão” de fragrância.



E preste atenção na quantidade: duas borrifadas costumam ser o suficiente. O excesso pode ser desconfortável para quem usa e quem está por perto. 

Cuidado com as misturas

É bom ficar atento às fragrâncias dos desodorantes e creme pós-barba. Para evitar mistura desagradável de cheiros, opte por itens de higiene sem cheiro. Invista apenas no perfume da sua fragrância preferida.

Estilo de vida

De uma forma geral, homens com estilo mais clássicos costumam ser atraídos pelas fragrâncias amadeiradas. Por serem marcantes, passam a sensação de força e poder. 

Os cheiros cítricos costumam agradar aos que curtem uma vida ao ar livre e atividades esportivas. Já a turma mais moderna e descolada costuma gostar dos frutais e orientais.


Se sentir confortável na própria pele pode aumentar a autoconfiança. E a escolha do perfume certo faz toda a diferença nessa construção. Pode apostar!

Comprar pela internet

Você possivelmente lê este artigo pelo celular neste momento. Atualmente, 7 a cada 10 brasileiros fazem suas compras pela internet. E com essas caraterísticas sobre perfumaria bem identificadas, fica mais fácil escolher a fragrância certa sem correr o risco de errar na escolha. 

Mas se ainda restar dúvida, no site da Phebo tem o Jogo dos Perfumes, que ajuda você a escolher fragrância ideal com perguntas simples e divertidas.