Os segredos para uma fragrância prolongada

Os segredos para uma fragrância prolongada
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Helen Augusto revela suas dicas para quem busca um perfume prolongado no corpo

Ao aplicar um perfume, você tem expectativas de que a fragrância se prolongue por todo o dia. Ou seja, você passa o produto de manhã, mas quer que à noite a pele ainda esteja perfumada, certo? É algo pouco provável de acontecer, mas há táticas para uma fragrância prolongada na pele!

Isso acaba variando muito de acordo com o tipo de perfume usado, os cuidados com a pele e o jeito de se perfumar. Para que você conheça todos esses segredos de fragrâncias prolongadas, nós conversamos com a especialista em perfumaria Helen Augusto, que é uma conhecedora desse universo, da origem dos perfumes às dicas de fragrâncias para cada momento.

Aproveite este artigo que traz truques para uma pele perfumada e apresenta algumas sugestões de perfumes e produtos da Phebo para que seus momentos de autocuidado sejam mais especiais. Boa leitura!

A expectativa de aplicar um perfume e ter uma fragrância prolongada

O Brasil é um dos países que mais consome perfumes, com alta até durante a pandemia. Entretanto, muitos brasileiros têm a expectativa de que basta passar perfume uma vez e pronto: até a hora de dormir, nossa pele vai estar cheirosa. Mas não é bem assim. Há pessoas que acreditam até que o perfume conta com fixador de fragrância: mito dos grandes.

Não existe um fixador de fragrâncias. Para uma fragrância prolongada, o que conta é a volatilidade das notas de perfume”, comenta Helen Augusto. Ou seja, quanto mais frescas as notas, como cítricos, menos elas duram na pele.

Helen traz uma comparação interessante: “quando você vai tomar um suco de laranja, você se refresca bastante, ao passo que uma vitamina feita com o leite, ela vai alimentar você por mais tempo. Com as fragrâncias, a situação é parecida. Notas leves refrescam e têm menos duração, já notas de fundo mais intensas são o que torna uma fragrância prolongada”. Vale lembrar que notas leves, além dos cítricos, são aromáticos e alguns florais suaves.

Ou seja, se você busca um perfume que fique mais tempo na sua pele, deve olhar para as pirâmides olfativas — nos perfumes da Phebo, você verifica isso na própria caixa do produto. “Se o perfume tiver notas de fundo, como as madeiras cedro ou sândalo, ou notas adocicadas e resinas, a alquimia da fragrância é prolongada”, explica a especialista.

Inclusive, Helen nos conta que todo perfume é uma alquimia e essa mistura de ingredientes é o que traz mais ou menos durabilidade. “O que dá maior fixação não são as notas de saída como cítricos, e tão pouco as flores — as flores têm média fixação. Quem tem muita fixação mesmo são as madeiras. Portanto, quer fixação, procure os amadeirados”.

Além disso, atente-se à classificação dos perfumes. Colônias e águas de colônia são mais leves, com menos concentração de essência, o que os torna mais voláteis. Para uma fragrância duradoura, eau de toilette e eau de parfum são boas escolhas.

O que prejudica a fixação de uma fragrância na pele

Mais do que o perfume em si, o que prejudica a fixação da fragrância é nosso tipo de pele, sabia? Helen revela mais detalhes: “peles secas ou ressecadas fazem com que as fragrâncias não se prolonguem. É como se o perfume tocasse a pele e se volatilizasse. Minha dica, antes de passar o perfume, é hidratar a pele. Se você fizer isso, vai perceber a diferença em questão de fragrâncias prolongadas”.

Inclusive, é por esse motivo que pessoas de pele oleosa não sentem tanto a fragrância durar pouco. “Quem tem pele hidratada e até oleosa sente que o perfume fixa mais sobre a pele, fazendo-o durar mais tempo”, resume Helen Augusto.

Por essa razão, bons hábitos de hidratar a pele são tão relevantes pra quem ama sentir o cheiro do perfume ao longo do dia. Você pode usar hidratante sempre após o banho e também antes de passar suas fragrâncias, combinado?

A mesma fragrância em diferentes produtos

Quer uma dica extra da Helen? “Quando você aplica produtos com o mesmo cheiro, potencializa que a fragrância seja prolongada. Por exemplo, um hidratante seguido do perfume com o mesmo cheiro faz toda a diferença. Agora, se você não tiver, a dica é aplicar um hidratante que não seja perfumado, para não 'brigar' com o cheiro do perfume”.

A boa notícia é que a Phebo tem várias opções de perfumes ou colônias com hidratantes de mesma fragrância. A linha Origens, por exemplo, além das colônias e dos cremes, tem também sabonetes, que fazem seu banho ser uma explosão boa de cheiros.

Além disso, alguns perfumes da linha Biblioteca Olfativa, como Bronze Intenso e Patchouli, assim como a linha Águas de Phebo, contam com sabonetes hidratantes também, para uma perfumação prolongada e prazerosa.

As boas práticas de aplicação dos produtos para garantir uma fragrância prolongada

Para quem busca fragrância prolongada, existem alguns segredos antes de passar perfume. O passo zero, como Helen já nos contou, é ter a pele bem hidratada. E isso é hábito: quanto mais bem-cuidada, melhor sua pele vai receber a fragrância.

Agora, quanto à aplicação em si, “em geral, o perfume deve ser aplicado sobre os pontos mais quentes do corpo, onde a gente tem mais fluidez de sangue, como nos pulsos, na dobra do cotovelo interior do braço, na dobra interna do braço, atrás dos joelhos, atrás das orelhas e mais ou menos na altura do peito”, explica Helen.

Mas uma coisa é certa: o ato de se perfumar é bastante individual. Por isso, vale a pena testar quais os pontos em que você sente mais conforto ao aplicar. Quer deixar os cabelos cheirosos? A Phebo agora tem a opção do spray de corpo e cabelo da linha Origens.

Só vale ter um cuidado, para não colocar seu perfume a perder: “se passar perfume no pulso, nunca esfregue um pulso no outro porque, ao esfregar, o local aquece e o perfume volatiliza mais rápido, ou seja, ele vai embora mais cedo”.

Além disso, conheça os diferentes tipos de perfume para entender qual fragrância fica mais prolongada em você. Algumas famílias olfativas, como chipre, madeira e oriental, garantem mais durabilidade.

Perfumar-se é um ato muito particular. Aqui na Phebo, acreditamos que, quanto mais você entende sobre o universo e tendências de perfumaria, mais simples e prazeroso fica. Então, mãos à obra?

Dê uma passada em nosso e-commerce para escolher os produtos que farão suas fragrâncias serem mais prolongadas!

Carregando...
387 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado