Maquiagem artística: conheça estilos e se inspire

Maquiagem artística: conheça estilos e se inspire
Publicado em: Universo Phebo Beleza

Ao navegar pelas redes sociais, você provavelmente deve ter visto alguma make que parecia uma verdadeira obra de arte. Com cores intensas e traços delicados, esse estilo está sempre presente nas festas de Halloween ou em eventos temáticos. Entretanto, é possível usar algumas técnicas da maquiagem artística em seu próprio dia a dia.

Além de trazer uma mudança sutil para o seu visual, esse estilo permite que você tenha mais liberdade para montar sua produção.Isso significa também se divertir na hora de escolher os acessórios, estampas das roupas e até algumas opções de esmaltes com cores incríveis. Se você quer descobrir como levar a beleza e o estilo único das maquiagens artísticas para o seu dia a dia, continue a leitura e confira nossas dicas!

O que é maquiagem artística?

A maquiagem artística, como o próprio nome sugere, surgiu nos palcos de todo o mundo, onde profissionais do teatro, dança e canto, desenvolviam um estilo próprio para destacar os traços do rosto durante suas apresentações.

Levando essa ideia para o cotidiano, ela representa uma ramificação mais espontânea e criativa para a elaboração das makes. As redes sociais também impulsionam o desenvolvimento desse tipo de maquiagem, trazendo diversas inspirações.

Em seu uso tradicional, as makes artísticas aparecem no carnaval, em apresentações circenses, em looks de cosplay — em eventos de cultura pop, animes e mangás — ou em peças de teatro. Contudo, esse estilo mais elaborado pode ser adaptado para você explorar no dia a dia.

Quais inspirações de maquiagem artística usar no dia a dia?

Na hora de adaptar o estilo dos artistas para o dia a dia, é preciso dosar os tons, o brilho e o contraste de cores. Especialmente para o ambiente corporativo ou formal, é importante manter uma aparência mais neutra.

Contudo, existem algumas influências da maquiagem artística simples que podem ser usadas no seu cotidiano, independentemente da sua rotina ou ambiente de trabalho. Técnicas como contraste entre sombra e iluminador, esfumado em pontos estratégicos e brilho nas áreas proeminentes do rosto, são ótimas formas de criar um visual divertido e criativo.

Dá pra usar maquiagem artística no dia a dia?

Sem dúvidas. A maquiagem artística, na dose correta, pode trazer um clima descontraído para aliviar a formalidade de um look de trabalho ou até mesmo compor um visual leve para algum evento externo. Veja, a seguir, alguns pontos de atenção na hora de usar esse estilo de make no cotidiano.

Escolha poucos elementos

Ao utilizar essa maquiagem no dia a dia, é importante considerar o uso de alguns elementos ao invés de uma maquiagem completa, cheia de brilho e tons intensos. Você pode, por exemplo, criar uma sombra mais esfumada e incluir um batom vibrante para trazer um estilo mais alegre.

Tenha cuidado com a pele

O uso de muitas camadas de maquiagem também pode entupir os poros e causar o surgimento de acne e cravos. Portanto, vale a pena investir em uma boa rotina skincare sempre que usar uma maquiagem mais intensa e elaborada. Sabonetes, esfoliantes e cremes faciais são fundamentais para limpar e hidratar a pele após remover a make.

Aproveite os eventos especiais

Sempre que surgirem festas temáticas, saídas com os amigos, festivais ou até mesmo eventos com a família, essa é uma ótima oportunidade para explorar o uso da make artística. Para eventos diurnos, vale a pena adotar alguns cuidados especiais, enquanto para os noturnos você pode ter mais liberdade para explorar vários tons e combinações.

Exemplos de maquiagem artística para se inspirar

Se você está em dúvidas sobre como incluir a maquiagem artística facial no seu dia a dia, separamos alguns exemplos que vão ajudar a experimentar essa novidade. Confira, a seguir, maneiras sutis e delicadas de incluir elementos artísticos em seu visual.

Sombra de arco-íris

Uma das opções mais usadas no carnaval, a sombra arco-íris pode ser usada para trazer mais cores para os olhos. Ao invés de utilizar as 7 cores, você pode escolher três de sua preferência e criar um estilo degradê na pálpebra. Como os olhos estão cheios de cor, vale a pena usar um batom mais neutro como um gloss ou um nude. Para finalizar, use o delineador preto em uma linha fina e delicada para finalizar a produção.

Lábios volumosos

Uma técnica bastante delicada e utilizada no teatro é o uso de um batom esfumado. Essa técnica é usada para fazer com que o batom tenha um aspecto mais natural e ainda deixa os lábios mais proeminentes.

A ideia é aplicar sem medo a base próxima aos lábios e na hora de usar o batom, basta depositar um pouco do produto no meio dos lábios e ir espalhando com cuidado para dar o efeito esfumado. Aplique o batom aos poucos para alcançar o tom desejado.

Efeito glow

Outro recurso excelente para criar uma maquiagem artística é o uso de iluminador nos pontos proeminentes do rosto como as maçãs, têmporas e o arco do cupido e abaixo das sobrancelhas. Para quem tem medo de exagerar no brilho e criar um visual chamativo, é possível diluir o iluminador em algum hidratante antes de aplicar. Isso evita o acúmulo de pigmento e ainda contribui para manter os cuidados com a pele.

Produtos para usar na make

Na hora de fazer uma boa make artística, é preciso investir nos cuidados com a pele antes de seguir com as demais etapas. Para isso, não deixe de aplicar uma loção facial antes de iniciar a maquiagem. Quer saber como escolher bons cosméticos para o dia a dia? Então continue sua visita ao blog e descubra quais são os riscos de escolher produtos com parabenos e outros conservantes!

Carregando...
35 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado