Música 1980 e 1990: as que marcaram a época em que você nasceu

Música 1980 e 1990: as que marcaram a época em que você nasceu

A década de 80 marca um dos períodos de maior liberdade para todo o mundo, reconhecida pelas cores neon, cabelos volumosos, estilos ousados. Já a música 1980 produziu ícones mundiais como Michael Jackson, Madonna e Prince, criando hits que permanecem tão atuais e envolventes quanto no momento em que chegaram às rádios.

Conhecer as músicas que marcaram a época do seu nascimento permite recuperar um pouco dos costumes daquele período, além de fazer com que você desfrute de sons criados no auge da cultura pop. Se você quer saber quais foram os maiores sucessos dos anos 80 e 90, continue a leitura e se prepare para atualizar sua playlist!

Como era o mundo nos anos 80?

Essa década foi marcada pelas tensões da Guerra Fria entre USA e União Soviética, reforçando o debate em torno das disputas ideológicas. A tecnologia, por outro lado, avançava a passos largos, especialmente pela popularização dos computadores pessoais e do acesso à internet.

O clima de liberdade era moldado por movimentos democráticos em todo o mundo, além de iniciativas nas artes, no cinema e na TV. A música de 1980 foi também um marco para a representatividade feminina, especialmente na figura de grandes personalidades como Whitney Houston e Madonna.

Conforme aumentava a participação das mulheres no mercado de trabalho, a luta por igualdade salarial ganhava destaque, promovendo movimentos feministas e criando pressão em torno de leis que garantiam a equivalência de ganhos. 

Qual o papel da música nesse período?

Muito além de um recurso de entretenimento, os grandes hits da época valorizavam a liberdade, igualdade e a tecnologia, permitindo que novos ícones surgissem. Recursos como sintetizadores, drum machines e efeitos eletrônicos, fizeram com que os gêneros musicais contemporâneos fossem criados.

Até o início dessa década, as composições eram utilizadas apenas em rádios e nos eventos ao vivo. Contudo, com o lançamento da MTV em 1981, a música passou a ser apresentada na forma de videoclipes, permitindo que os artistas utilizassem recursos visuais para transmitir sua mensagem.

Foi nesse contexto que o álbum "Thriller" de Michael Jackson chegou ao público, quebrando recordes de venda e lançando um novo padrão de qualidade para a elaboração de vídeos e performances ao vivo.

Quais músicas internacionais marcaram a década de 1980?

Para que você possa atualizar sua seleção de músicas, organizamos as principais referências que marcaram história nos anos 80. Veja, a seguir, alguns dos hits que fizeram sucesso e embalaram a época do seu nascimento.

Thriller - Michael Jackson

Nossa lista não poderia começar de maneira enérgica e potente, sendo uma das mais tocadas em todo o mundo. Lançada em 1982, ela mistura pop e rock, com uma letra carregada de suspense e terror. O videoclipe foi ícone de sua época, especialmente por conta da coreografia única com zumbis e lobisomens dançarinos.

Like a Virgin- Madonna

Trazendo uma letra provocativa e empoderada, Madonna consolida sua carreira por meio dessa canção lançada em 1984. O clipe foi marcado por seu estilo inovador e provocativo, fazendo da artista uma das principais referências do empoderamento feminino.

Every Breath You Take - The Police

Para quem está em busca do romantismo da época, essa canção apresenta uma melodia calma e uma letra apaixonada. Embora alguns considerem que os versos tratam de um amor obsessivo, seu lançamento em 1983 agitou diversas baladas românticas.

Girls Just Want to Have Fun - Cyndi Lauper

Reforçando o movimento de empoderamento feminino, Cyndi Lauper lança um hit para garotas que só querem se divertir. Seu ritmo dançante fez com que a composição se transformasse em um clássico instantâneo para celebrar a liberdade das mulheres.

Quais as músicas nacionais que fizeram sucesso nos anos 80?

Na hora de escolher as músicas mais tocadas de 1980 que foram criadas por artistas nacionais, fica difícil selecionar as melhores opções. O Brasil dessa época vibrava com a produção de grandes nomes, conforme apresentado a seguir.

Faz Parte do Meu Show – Cazuza

Um dos maiores ícones da música brasileira não poderia estar de fora da nossa lista. A melodia agradável e a composição emotiva mostram porque a canção ainda se mantém tão relevante mesmo após décadas do seu lançamento.

Como Eu Quero – Kid Abelha

Que tal uma balada romântica em ritmo nacional? Essa canção bombou nos anos 80 e fez sucesso entre o público mais apaixonado. Há quem faça uma interpretação diferente da letra, mas seu ritmo envolvente é inegável.

Banho de Espuma – Rita Lee

Outra figura icônica é Rita Lee, com suas letras provocativas e repleta de metáforas. A música ainda apresenta imagens sugestivas em seu videoclipe, alcançando grande sucesso junto ao público.

Menina Veneno - Ritchie

Unindo pop/rock com uma melodia romântica, essa canção ganhou as rádios de todo Brasil ao narrar os desafios de um amor complicado. Para quem está em busca de um ritmo envolvente para embalar suas viagens, não pode deixar tal faixa de fora.

Descobridor dos Sete Mares - Tim Maia

Se você nunca ouviu uma mistura de MPB e Soul, não sabe o que está perdendo. Essa música trata de descoberta e aventura, sendo um dos maiores sucessos da carreira de Tim Maia.

Sina – Djavan

Referência na música popular brasileira, Sina é dançante, divertida e uma das composições de Djavan que mais fizeram sucesso. A canção sofre a influência do jazz e samba, produzindo uma melodia única . A letra trata dos diferentes caminhos e destinos, passando por temas como amor e liberdade.

Que País É Este? – Legião Urbana

Embora os anos 80 sejam marcados por músicas românticas, também surgiram canções com conotação política e de protesto. Essa composição está alinhada às dificuldades da época, o que levou a expressão “década perdida”, para definir o período de estagnação econômica no Brasil.

Esses sons marcaram época e ainda fazem sucesso atualmente, sendo ótimas opções para elaborar uma playlist incrível, seja com a música 1980, seja com as dos anos 1990. Além disso, elas combinam com diversas ocasiões, como viagens, passeios e até mesmo para realizar as suas atividades diárias, por isso, vale a pena conferir cada uma das melodias apresentadas.

Quer ver mais conteúdos sobre cultura e perfumaria? Então, entre em nosso blog e leia mais posts agora mesmo!

Carregando...
120 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Posts relacionados