Como encontrar o perfume ideal para você?

Como encontrar o perfume ideal para você?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Uma fragrância consegue dizer muito sobre você, seja sobre seu humor no dia, sua personalidade ou suas intenções no momento. Escolher o perfume ideal é uma aventura deliciosa e, ao mesmo tempo, intrigante — até porque é essencial ter autoconhecimento para acertar na compra.

Assim, a busca pelo cheiro que melhor descreve seu estilo nem sempre é tão simples. Por exemplo, quando você sabe pouco sobre as famílias olfativas ou sobre a evolução de um perfume, pode acabar baseando sua escolha a partir das notas de saída (aquelas que você sente logo de cara e que não vão durar tanto). Por outro lado, escolher um item feito a partir de bons ingredientes faz toda a diferença na qualidade final.

Contamos com a expertise da nossa gerente de desenvolvimento de produto, Débora Xavier, para levar você a uma viagem incrível sobre o universo dos perfumes, com algumas dicas essenciais para chegar a uma loja com boas ideias do que comprar. Confira abaixo!

Existe um perfume ideal?

Existem diversos perfumes que emocionam e nos tocam de alguma forma. Inclusive, é comum optar por algo mais marcante para eventos noturnos, suave para dias quentes e discreto para quando não se deseja chamar muita atenção.

O incrível no mundo da perfumaria é que várias opções podem lhe interessar e ajudar na mensagem que você deseja passar. Moral da história? Não existe somente um perfume ideal para você, e, sim, vários! 

Como escolher uma fragrância?

Ao chegar em uma loja, é interessante ter cuidados ao experimentar as fragrâncias. Entender sobre notas de topo, corpo e fundo, qualidade e outros detalhes pode ajudar. 

Entenda a fundo sobre as fragrâncias

Você já ouviu falar sobre família olfativa? Trata-se de uma forma de categorizar o perfume com base em suas notas predominantes, que podem ser floraisorientaisgourmandfrutaisamadeiradas entre outras. 

Ao mesmo tempo, é preciso entender sobre o conceito de pirâmide olfativa, que destaca as principais notas que compõem uma fragrância (que pode ter mais de 150 ingredientes!!!). A nota de topo é mais leve e volátil, ou seja, evapora mais rápido que as notas de corpo, que são mais pesadas e aparecem alguns minutos depois de aplicar - geralmente são elas que dão a personalidade ao perfume. Quanto às de fundo, são aquelas mais densas, cujo aroma permanece em sua pele por mais tempo.

“Um perfume oriental pode ter muita nota cítrica na saída, mas elas vão embora logo e o que predomina são as orientais, como âmbar e baunilha. Então, é importante ver a evolução e julgar se uma nota é cítrica ou não pelo corpo dela”, explica Débora Xavier.

Por isso, vale esperar alguns minutos após borrifar o perfume para ter certeza sobre essa evolução, já que as notas de saída podem ir embora e você fica com uma fragrância diferente.

Leve em conta sua personalidade

Não é uma regra, mas, geralmente, pessoas mais ousadas e extrovertidas não se importam em usar um perfume que deixa um rastro forte. Em compensação, os tímidos costumam optar por uma fragrância mais sutil, como um cítrico aromático. Assim, é básico pensar um pouco sobre si: você gosta de chamar atenção ou prefere mais discrição?

A personalidade de cada um de nós pode sofrer com oscilações de humor. Mesmo quem é mais introvertido terá momentos em que acha válido usar uma fragrância mais opulenta. Da mesma forma, os expansivos podem sentir a necessidade de usar algo leve em uma determinada época.

É comum sentir necessidade de mudar e se reinventar de um dia para o outro — por esse motivo, vale a pena ter mais de um perfume e, assim, surpreender os outros e a si mesmo.

Compreenda seu dia ou sua rotina

Ao perceber melhor sua rotina, você consegue fazer escolhas mais acertadas. Usar um aroma marcante e exuberante para passar o dia em reuniões fechadas ou na academia pode causar desconforto — nesses casos, algo mais leve não incomodaria você nem os demais presentes.

Por exemplo, o uso de uma fragrância cítrica em um dia quente traz mais frescor. Da mesma forma, notas quentes dão uma pitada extra de conforto em dias frios. Assim, o que mais importa nessa busca é se sentir bem!

Considere a qualidade dos ingredientes

Esse é um fator que afeta diretamente a entrega final, como a gerente de desenvolvimento de produto e uma das responsáveis pelas criações da Phebo conta: “quando se trabalha com ingredientes de alta qualidade, sejam naturais ou sintéticos, eles vão entregar uma performance melhor, mais presença olfativa e uma ótima evolução da fragrância”.

Pense, por exemplo, em uma lavanda de alta qualidade e outra de uma região menos nobre. Ambas são lavandas, mas, certamente, a primeira dará ao perfume mais riqueza olfativa! Por aqui, na Phebo, a gente faz questão de trabalhar com as melhores Casas de Fragrâncias do mundo para que você tenha o melhor da perfumaria nacional!

Saiba a melhor maneira de experimentar

Quando for testar novos perfumes, não passe todos em alguma parte do corpo nem se baseie apenas nas fitas olfativas. O processo ideal segue esta sequência:

  • use as fitas olfativas para fazer uma triagem inicial e entender o que mais gosta. Lembre-se de espirrar a fragrância e esperar uns minutos para que as notas de saída não confundam você;
  • borrife em seu corpo apenas os que mais gostou — cerca de dois ou três, para não se perder. É preciso aplicar em partes do corpo sem perfume, então, saiba que, se tiver passado creme hidratante com cheiro nesse dia, isso pode confundir a escolha;
  • amou o perfume de alguém? Vale a pena perguntar a essa pessoa e, depois, testar em você. Mas saiba que hábitos alimentares, o pH da pele, uso de cremes e outros fatores interagem com a fragrância. Ou seja, o perfume que uma amiga usou não ficará idêntico em você.

 Aplique nos lugares certos

A forma ideal de passar o perfume depende do seu objetivo, sabia? Se você quer que a fragrância evapore mais rápido e chegue a mais pessoas, é preciso aplicar nos pontos que tenham mais circulação, como pescoço, atrás da orelha e antebraço. 

Agora, se deseja que o perfume dure mais e não evapore rápido, passe em lugares que não sejam tão quentes. Uma boa maneira é mesclar, utilizando o perfume em pontos com mais circulação e outros mais frios, como ombros, e até nos tecidos das roupas — nesse caso, aplique de uma boa distância para não manchar.

Busque o conceito do perfume

Muitas vezes, a história por trás da criação de um perfume toca você e influencia a escolha. Saber um pouco mais sobre a fragrância, entender o motivo de sua criação e as notas usadas pode ser um dos critérios. Entretanto, entenda que não adianta adorar a história se a fragrância não agrada tanto, ok?

Qual é a melhor forma de guardá-lo?

Feita a sua escolha, é fundamental guardar o perfume com cuidado para que ele dure pelo tempo da validade. Por isso, evite lugares com muita luz, quentes e úmidos, como o banheiro, e opte por mantê-los na embalagem original, que o protege. “Se não tomar esses cuidados, o perfume pode estragar até antes da validade, já que esses ingredientes estão interagindo, podendo oxidar e perder qualidade olfativa”, conta Débora. Ao escolher seu perfume ideal (ou perfumes), pense em tudo o que foi dito, experimente e lembre-se de que este item deve ajudar você a se sentir bem e contar um pouco de si mesmo!

Além disso, é interessante saber que cada um tem seu propósito. Alguns são criados para oferecer um momento de frescor — os cítricos, por exemplo. Já outros, por exemplo, são feitos para oferecer conforto e durar mais tempo, como os amadeirados.

Agora que você já tem as melhores dicas para escolher um perfume, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para ajudar os amigos nessa busca?

Siga a gente em @PerfumariaPhebo 

Carregando...
4188 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado