Afinal de contas, o que são notas de perfume? Entenda!

Afinal de contas, o que são notas de perfume? Entenda!
Publicado em: Perfumaria

Entenda como as notas de perfume podem afetar o resultado daquela fragrância que você tanto ama!

O perfume é algo tão especial que é capaz de nos transportar a uma época específica da vida ou nos fazer lembrar de alguém querido que não encontramos há anos. Mas você já parou para pensar em como ele é composto para ser assim tão encantador? Então que tal começar a entender mais a respeito das notas de perfume?

Elas são as principais responsáveis por atribuir características únicas a uma fragrância. Além disso, elas ajudam a determinar a sua dinâmica, ou seja, fazendo com que todas as “fases” do cheiro sejam realmente alinhadas à sua personalidade e à impressão que quer deixar por onde passa.

Quer saber sobre o assunto para descobrir como acertar na escolha do seu próximo perfume? Então vamos nos aprofundar um pouco mais!

O que são notas de perfume?


As notas de perfume são os cheiros que compõem uma fragrância, variando de acordo com a evaporação e o tempo em que o produto fica na pele. Para visualizar melhor o que estamos falando, imagine uma pirâmide dividida em três partes. Por exemplo:

  • quando o perfume é borrifado, o primeiro cheiro que você sente é o das notas de saída — esse é o topo da pirâmide;
  • minutos depois, você começa a identificar as notas de corpo — ou seja, o meio da pirâmide;
  • passadas algumas horas, o que permanece são as notas de fundo, que estão na base da pirâmide.


Cada etapa dessas é composta de diferentes substâncias, com poderes distintos de fixação e evaporação. Além disso, é importante conhecer quais são as principais famílias olfativas que podem compor cada fase, como cítricos, florais, frutados, orientais, amadeirados, aromáticos e assim por diante.

 

Como funciona a pirâmide olfativa?


A pirâmide olfativa é a maneira como as notas estão compostas em um determinado perfume. Como você viu, elas podem ser:

 

  • de saída ou de topo;
  • de corpo ou de coração;
  • de fundo ou de base.

Algumas são mais voláteis, surgem com mais intensidade no início e vão se dispersando no ar. Enquanto isso, outras são mais marcantes e responsáveis por “segurar” o perfume por mais tempo. Além disso, existem aquelas responsáveis por dar ao perfume uma personalidade única.

Entender melhor a dinâmica da pirâmide olfativa vai ajudar você a escolher o perfume que mais tem a ver com a sua personalidade e com a marca que quer deixar nos ambientes que frequenta. Então vamos descobrir um pouco mais sobre elas?

Notas de saída


As notas de saída ou de topo são as primeiras que sentimos em um perfume. Elas são bastante vívidas, mas contam com uma duração mais curta, já que evaporam completamente em poucos minutos. São alguns exemplos:

 

  • bergamota;
  • laranja;
  • limão.


Notas de corpo


As notas de corpo, por sua vez, têm uma duração maior que as de saída e ficam responsáveis por atribuir a característica principal da fragrância. Geralmente, esses cheiros são aqueles que oscilam com flexibilidade entre topo e fundo, é o caso de:

 

  • frutas;
  • ervas;
  • folhas;
  • flores;
  • temperos;
  • musgos;
  • doces etc.


Notas de fundo


Por fim, as notas de fundo são aquelas que fazem o perfume durar o dia todo na pele. São notas mais pesadas e estáveis, o que faz com que o cheiro demore realmente a evaporar. Nesse caso, temos o âmbar, o coura, o musk e a camurça, por exemplo.

 

Por que é importante considerar isso?


Seja em um perfume ou em um spray para cabelo e corpo, a dinâmica da pirâmide olfativa é o que vai fazer com que o cheiro assuma diferentes características ao longo do dia. Portanto, é importante que você escolha o seu perfume com mais consciência, como uma espécie de assinatura pessoal.

Além disso, entender o comportamento do cheiro na pele também ajuda você a acertar mais na hora da escolha. Por exemplo:

  • alguns perfumes lembram sobremesas, com cheiros que remetem ao chocolate, à baunilha e ao caramelo;
  • outros dão uma sensação de toque aveludado, lembrando tecidos como o linho;
  • existem ainda aqueles que praticamente nos colocam em frente à brisa do mar;
  • e há os que transmitem uma sensação de poder e sofisticação.


É claro que conhecer as notas de perfume também é fundamental para ter uma ideia de quanto tempo ele pode durar em sua pele. Obviamente, cada organismo é de uma forma e reage de modo diferente, mas, em geral, com base nas famílias olfativas que são usadas em cada parte da pirâmide pode-se ter uma boa ideia.

 

Como são desenvolvidas as notas de perfume da Phebo?


A Phebo busca padronizar a conduta adotada para produzir as suas fragrâncias. Todos os itens que compõem a perfumaria, por exemplo, levam água, álcool e fragrâncias como ingredientes. Nada de fixador que prometa fazer com que o produto fique mais tempo na pele.

A fixação é garantida pela concentração e a alta qualidade das matérias-primas, que são cuidadosamente escolhidas. Além disso, usamos a volatilidade dos ingredientes para criar um efeito encantador entre a transição dos cheiros.

Nossas composições também são genderless, o que significa que podem ser usadas por pessoas com qualquer identidade de gênero. Sendo assim, você pode encontrar o perfume perfeito, sem precisar se preocupar se ele é feminino ou masculino.

Também dispomos de opções para todas as famílias olfativas, garantindo ótimas alternativas para que você não tenha dificuldades em encontrar aquela perfeita para a sua personalidade ou até mesmo para o seu momento de vida. Afinal, perfume tem tudo a ver com como a gente se sente, não é?

A Phebo ainda toma o cuidado de deixar todas as suas fragrâncias descansando por 30 dias, em ambiente controlado, para que você tenha acesso a um perfume mais intenso, com notas muito mais apuradas. Este é um padrão de produção de qualidade superior, que vale a pena ser experimentado na pele.

Nós pensamos em cada detalhe, justamente para tornar a sua relação com as fragrâncias mais pessoal e marcante. Assim, garantimos perfumes com qualidade diferenciada e uma assinatura perfeita para cada momento de vida ou ambiente que você frequenta.

Então, se você gostou de saber mais sobre as notas de perfume, que tal seguir a gente no Facebook e no Instagram e ficar por dentro de outros conteúdos como este? Aproveite!

 

Carregando...
767 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.