Conheça os sete estilos universais e escolha o seu

Conheça os sete estilos universais e escolha o seu
Publicado em: Perfumaria

A teoria dos sete estilos universais surgiu na década de 1980, tendo como base uma análise do perfil dos consumidores. As responsáveis pela criação dela foram as americanas Mimi Dorsey e Alyce Parsons, precursoras da consultoria de imagem 

Nessa teoria, existem três estilos de base que predominam, sendo o natural, esportivo ou casual, o tradicional ou clássico e o elegante. Também há os estilos secundários, que são romântico, criativo, sexy ou sensual e dramático urbano. Cada pessoa costuma ter um estilo de base e dois ou três secundários. A base não costuma mudar, mas os secundários variam conforme o momento. 

Os estilos permitem à pessoa se comunicar com os demais e afirmar a sua identidade e personalidade. Também refletem as atitudes, o estilo de vida, as crenças, o humor e até mesmo a escolha dos perfumes ideias, que complementam o jeito de se vestir.

Saber qual é o seu estilo não só favorece a composição de looks, como também ajuda a se expressar da melhor forma. Por isso vale a pena conhecer esses estilos universais e descobrir qual é o seu. Vamos lá?

Clássico

O guarda-roupa de uma pessoa do estilo clássico ou tradicional contém peças discretas e atemporais. São opções duráveis, que priorizam a qualidade, a durabilidade para ser sustentável e o ótimo caimento. Geralmente, aparecem nas cores preto, bege, cinza, off-white, azul marinho e verde escuro. As estampas também podem estar presentes, mas são tradicionais e neutras.

As roupas têm o corte reto e costumam ser peças de alfaiataria, além de camisas discretas e outras opções bem estruturadas. Os scarpins lisos e de bico fino são os preferidos. Mas o estilo clássico também aceita os mocassins e as sandálias minimalistas.

Quem prefere o estilo clássico costuma ser uma pessoa mais formal, organizada, que transmite autoridade e tem um gosto refinado. Por isso, é interessante completar a composição com um perfume amadeirado, como o Santalum da Phebo, que equilibra o clássico e o moderno.

Elegante

Dentro dos sete estilos universais, é muito comum que o elegante seja confundido com o clássico. A diferença é que no elegante há um toque mais sofisticado e requintado, inclusive, acompanhando as informações da moda.

Os looks costumam ser impecáveis, compostos por peças de qualidade e com um caimento que confere harmonia para o visual. O guarda-roupa costuma ter calças de alfaiataria ou tecidos nobres, camisas de seda, blazer de corte reto, vestidos e até mesmo uma calça jeans, mas de material premium.

Nos pés temos sandálias de tiras, scarpins clássicos, sapatilhas de bico fino e botas de bico fino. Os acessórios são bolsas estruturadas e relógios clássicos, tudo o que combina com uma fragrância exuberante e harmoniosa. O perfume Phebo Fava Tonka é um oriental verde que combina muito bem com toda essa elegância.

Natural

Também pode ser chamado de casual ou de esportivo. A prioridade é se manter confortável, por isso, entre os sete estilos universais, esse é o que tem uma personalidade prática e despojada, mas não desleixada.

O estilo natural também pode conter peças de alfaiataria, porém, com um tecido mais leve. As camisas de viscose, os blazers mais alongados e o linho estão no galrada-roupa, mas o que predomina mesmo são as peças de malha, camisetas, calça jeans, jaqueta jeans e moletons. A modelagem é sempre básica e confortável.

Em relação às cores, as neutras predominam. Nos pés estão como os tênis femininos, sandálias do tipo anabela com salto médio e outros modelos que não limitam os movimentos. Todo esse desejo de liberdade combina com o perfume Phebo Lichia e Pimenta, um floral fresco com toque de madeira musk que celebra a vida na medida certa.

Dramático

Dentro dos sete estilos universais, o dramático é uma das opções secundárias. Também pode ser chamado de dramático urbano. É ideal para quem tem uma personalidade forte, ousada e ultra moderna.

Geralmente, quem opta por esse estilo gosta de desconstruir os looks. São feitas combinações de sapatos pesados com saias longas, jeans destroyed e jaquetas em couro pretas. As peças preferidas são as camisetas cropped, jeans mais largo ou destroyed, peças em couro, jaquetas jeans e casacos volumosos, além de outras peças bem marcantes.

Para completar o look, os pés costumam trazer coturnos, tênis da moda, sapatos no estilo Oxford, mules e mocassins com uma pegada tomboy. Esse estilo tem um toque de criatividade. Reflete as mulheres antenadas e que gostam de acompanhar tendências da moda.

O objetivo é criar looks ousados, mas com volumes equilibrados para manter o visual harmônico. Por isso, combina com o perfume Phebo Metrópole, uma fragrância moderna e urbana que destaca o sândalo em uma composição amadeirado floral.

Romântico

Esse é o mais delicado dos sete estilos universais. Transpassa uma imagem doce e leve, por isso, os vestidos fluidos em cores pastéis ou com estampas florais e lúdicas aparecem bastante. Também há detalhes bem delicados, como laços, rendas, babados e bordados, mas não se resume a isso.

No estilo romântico também estão as camisas sociais com bordados, camisas com botões, saias rodadas, blusas de mangas bufantes, cardigãs e tricôs, casacos e jaquetas com mangas volumosas e acessórios minimalistas, orgânicos, artesanais e com uma pegada retrô.

Costumam predominar as cores rosa, lilás, azul serenity, amarelo butter e verde menta. Para complementar um estilo tão feminino, o perfume Phebo Flor de Maio é a fragrância ideal. Ele equilibra força e delicadeza em uma composição leve, alegre e natural.

Sedutor

Esse estilo também é chamado de sexy ou sensual. É a marca registrada das mulheres que têm uma personalidade forte, muita autoestima e que sabem usar as roupas para valorizar o seu próprio corpo. Mas não estamos falando de peças para balada ou decotes profundos.

Nesse estilo, existe um toque de elegância, dosando muito bem peças justas, fendas e transparências que valorizam as curvas sem ser vulgar. As cores também são mais fortes e vibrantes, como o azul marcante, o vermelho e o roxo. Mas os looks também podem ser totalmente pretos ou brancos.

O guarda-roupa ainda contém algumas peças animal print. O salto alto e fino é bem-vindo, assim como as sandálias de tiras mais finas. Até as rasteirinhas com amarração costumam aparecer, dependendo do look.

Entre as peças preferidas estão a saia lápis mini, calças skinny, cropped, vestido, peças de couro, tomara que caia e outras que modelam o corpo. Para reforçar a imagem da mulher poderosa e segura de si, o perfume Phebo Bem Me Quero é a escolha ideal, um manifesto de amor próprio que ressalta a força e a beleza da mulher confiante e livre.

Criativo

Para fechar a lista dos sete estilos universais temos o criativo. Como seu nome indica, costuma ser a opção das mulheres criativas, que não têm medo de montar looks mais ousados, e que estão sempre antenadas.

Geralmente mistura os outros seis estilos, trazendo muita liberdade para se vestir. O look é alegre e composto por estampas, cores, shapes e texturas marcantes e inusitadas. As opções de peças são as mais variadas, contendo calças jeans, camisas coloridas, vestidos, saias com estampas e peças em tendência.

Também aparecem as calças de alfaiataria e os blazers para misturar com peças esportivas ou românticas e compor looks diferentes. Nos pés, sapatos que misturam materiais e texturas diferenciadas, tênis mais ousados e que estão na moda, sandálias com salto escultural e outros cheios de personalidade.

Aqui é possível brincar bastante com a moda, misturar as tendências, fazer mix de estampas e realmente ousar em cada combinação para ter um visual único e com muita personalidade. Igual ao perfume Phebo Ginga, um amadeirado floral frutal irreverente, alegre, cheio de energia e muito versátil.

Descobriu qual é o seu entre os sete estilos universais? Vale lembrar que não existe certo ou errado. Cada pessoa tem liberdade para se vestir como se sente melhor. Depois de descobrir qual é o seu estilo, você se sentirá muito mais à vontade com suas combinações para expressar sua identidade, além de escolher o perfume que combina com seu jeito de se vestir.

Gostou do conteúdo? Então assine a nossa newsletter. Assim podemos enviar materiais interessantes como esse para você por e-mail!

 

 

 

Carregando...
120 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo