6 passeios no Rio de Janeiro para quem é ligado às artes

6 passeios no Rio de Janeiro para quem é ligado às artes
Publicado em: Passaporte

Elaboramos uma lista incrível de lugares para você marcar presença e contemplar o trabalho de diferentes artistas!

O visual deslumbrante da Cidade Maravilhosa já dá conta de encantar seus turistas e moradores. Mas a gente sabe que seu valor não está limitado aos elementos que compõem a paisagem. Para quem ama conhecer os detalhes da cultura e da história, os passeios no Rio de Janeiro devem ser mais específicos.

Uma boa forma de começar é explorar as regiões que costumam ser palco para a produção da arte de rua. Também há vários espaços dedicados a expor obras relevantes, tanto de artistas locais quanto de estrangeiros. Opções não vão faltar para você curtir toda a diversidade da badalada capital fluminense.

Que tal esboçar o seu roteiro com a gente? Leia e anote as dicas de lugares que merecem uma visita sem pressa!

1. Museu Nacional de Belas Artes

Nada melhor que dar um pulo pelo centro histórico para iniciar os passeios no Rio de Janeiro. A surpresa com esse museu ocorre devido a sua própria arquitetura, que foi inspirada no Louvre e teve o projeto finalizado em estilo eclético — as fachadas apresentam características da renascença francesa e italiana.

Dentro da construção imponente, você encontrará uma extensa coleção de arte brasileira do século XIX. São mais de 70 mil peças no acervo, com exemplares ricos de desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, livros e documentos. Prepare o corpo e a mente para consumir tanta informação de uma só vez.

Há, também, um departamento de conservação e uma biblioteca especializada em artes plásticas. Você vai precisar recuperar as energias após conferir cada ambiente. A boa notícia é que, por estar situado em uma área central, o MNBA fica perto de ótimos restaurantes no Rio.

Localização: Avenida Rio Branco, 199, Centro.

2. Olho da Rua

Esse lugar foi desenvolvido com o objetivo de pensar e produzir cultura de diferentes formas. Tanto que, desde sua fundação, serve como ponto de encontro para as pessoas que desejam conferir exposições de arte e participar de debates sobre inúmeros assuntos.

Olho da Rua se destaca na lista de passeios no Rio de Janeiro por ter uma programação muito diversificada, capaz de agradar todos os públicos. Afinal, abriga shows, peças de teatro, saraus de poesia, lançamentos de livros, feiras de moda, gravações de cinema e fotografia, bem como festas e eventos.

Com certa frequência, o local também promove cursos e workshops. É um ambiente atrativo para quem tem o interesse de aprender técnicas que ajudem a expressar ideias por meio da mistura de cores, símbolos, objetos e outros recursos.

Localização: Rua Ministro Alfredo Valadão, 41, Copacabana.

3. Casa Roberto Marinho

O que acha de ver, de perto, os detalhes de uma edificação que viveu a história da arte brasileira? Uma das exposições mais recentes envolveu várias pinturas que representam a segunda fase do modernismo no país (décadas de 1930 e 1940), além de obras associadas ao abstracionismo não geométrico (a partir de 1940 até o fim do século XX).

Esse é um daqueles passeios no Rio de Janeiro que seguem a tradição dos museus baseados nas coleções e na residência de seus proprietários. Então, se você gosta de unir a descoberta da arquitetura e da arte, não deixe de planejar uma viagem que inclua a parada na Casa Roberto Marinho.

Localização: Rua Cosme Velho, 1105, Cosme Velho.

4. Parque Lage

Esse belo campo aberto abrigava um antigo engenho de açúcar e se estendia até o encontro de uma lagoa. Após pertencer à família de um nobre inglês, recebeu um jardim em estilo romântico. Com o passar dos anos, a pedido do novo dono Antonio Martins Lage, passou a incluir a réplica de um palácio romano.

O parque é um excelente refúgio para quem valoriza a natureza, visto que contém 52 hectares de floresta exuberante e milhares de espécies da Mata Atlântica. Também abriga a famosa Escola de Artes Visuais, que hoje atrai grupos com foco na observação de sua beleza e na realização de cursos.

Vale a pena dedicar ao menos um dia para desfrutar de todos os elementos que compõem a velha propriedade dos Lage. Além de árvores, lago e ilhas artificiais, você vai se deparar com as ruínas do antigo engenho, transformadas em patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.

Localização: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico.

5. Museu de Arte Moderna

Também conhecido como MAM, costuma estar incluso em vários passeios no Rio de Janeiro. Isso porque foi construído por um arquiteto carioca, Affonso Eduardo Reidy, em meio a jardins concebidos pelo famoso paisagista Roberto Burle Marx.

A edificação fica no Aterro do Flamengo e apresenta fachadas envidraçadas que conectam as áreas internas e externas. Por conta de seus vãos livres, proporciona maior liberdade para a exibição de obras e a movimentação de seus visitantes.

Você vai se surpreender com a qualidade arquitetônica e a variedade das exposições. Há coleções de arte moderna e contemporânea que somam um total de 16 mil itens. Outro atrativo local é a Cinemateca, que contém audiovisuais em vários formatos e salas de exibição.

Localização: Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo.

6. Museu de Arte Urbana do Porto

Difere um pouco das opções anteriores por ficar na zona portuária da capital fluminense. Essa área começou a ganhar destaque por meio da arte em 2016, quando o Brasil recebeu as Olimpíadas. Na época, chamou a atenção com o mural que representava as cinco etnias dos continentes, intitulado "Somos Todos Um".

A obra marcante de Eduardo Kobra só abriu caminho para que outros artistas começassem a divulgar seus estilos no mesmo local, que, com o tempo, seria considerado o primeiro museu a céu aberto da cidade.

Cabe destacar que, atualmente, todos os murais presentes na região estão catalogados pelo MAUP. Trata-se de uma plataforma digital que pode ser acessada por qualquer pessoa. Nela, é possível encontrar um guia para situar e descobrir os detalhes das criações feitas por milhares de artistas.

Localização: Porto do Rio de Janeiro. 

Ficou contente com a variedade de opções da cidade? Esperamos que a lista ajude você a se planejar e a garantir contato com o máximo de obras artísticas. O lado bom é que os deslocamentos entre os passeios no Rio de Janeiro podem ser aproveitados para olhar e registrar fotos de belos cenários.

Quer saber mais sobre a Perfumaria Phebo? Siga o nosso perfil no Instagram e acompanhe as publicações! 

Carregando...
39 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Posts relacionados
Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado