8 restaurantes veganos para conhecer em capitais brasileiras

8 restaurantes veganos para conhecer em capitais brasileiras
Publicado em: Papo de Cozinha

Descubra os destaques da gastronomia vegana no país e saiba onde encontrá-los!

A internet está repleta de páginas com dicas e classificações de estabelecimentos. Para quem procura referência de boa comida, não é difícil encontrar indicações como nomes de restaurantes veganos.

As capitais brasileiras são ótimos destinos para encontrar receitas variadas deste ramo alimentar e, de quebra, desfrutar de incríveis pontos turísticos. Você consegue curtir o melhor da culinária, dos costumes e das manifestações culturais que marcam cada região. Se não quer perder essa oportunidade, fique de olho na lista de sugestões que preparamos com dicas valiosas para conhecer!

1. Bio Carioca

Como o nome entrega, esse espaço fica na capital fluminense. É conduzido pelo chef Bruno Moliné e tem boa parte das criações inspiradas na medicina tradicional indiana (Ayurveda). É um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro para encontrar pratos veganos, incluindo versões sem glúten.

O cardápio é composto por saladas, sanduíches, massas e risotos feitos com quinoa ou arroz arbóreo integral. No Bio Carioca você vai encontrar uma extensa lista de sobremesas e de sucos, com a fruta pura ou misturada a ervas e especiarias, como gengibre, hortelã, capim-limão e coentro.

Localização: Rua Xavier da Silveira, 28A, Copacabana.

2. La Rouge

Representante gaúcho da nossa lista de restaurantes veganos, o La Rouge se destaca por desenvolver comida de forma artesanal, utilizando ingredientes orgânicos e produzidos localmente. Por lá você vai encontrar desde quitutes tradicionais, como o pão de queijo, até o adorado falafel.

Entre os pratos mais elaborados, vale apontar o arroz aromático com tupinambor e brócolis, a panqueca de legumes assados e a lasanha com bolonhesa de lentilha e espinafre. As sobremesas também não deixam a desejar, com exemplos de peso na crepe suzette e no cheesecake de goiaba.

Localização: Avenida Mariland, 1129, Mont'Serrat

3. Vegacy

Situado em São Paulo, é um local que propõe uma fuga dos estereótipos que costumam envolver o universo vegano ou vegetariano. Desde sua abertura, em 2005, a ideia sempre foi criar uma cozinha moderna para servir pratos elaborados, que não se resumem a folhas e legumes.

O Vegacy tem um menu bastante variado, que inclui tortas, pizzas e quibes sem produtos de origem animal. Durante a semana, funciona no sistema self service. Também é possível pedir lanches e comida de boteco e participar dos happy hours embalados com boa música.

Localização: Alameda Jaú, 1581, Cerqueira César.

4. Mandir

Ótima pedida se você procura restaurantes veganos ou vegetarianos em Fortaleza. O Mandir tem um ambiente muito acolhedor com uma decoração temática relacionada à espiritualidade. A equipe trabalha com três opções de pratos a cada dia, que vêm acompanhados de suco de fruta ou chás.

Não há nada descartável no estabelecimento, já que a ideia é valorizar cada recurso ao máximo. Por lá você vai encontrar receitas incríveis, como a torta recheada com carne de caju, a massa com molho de ervilhas, o strogonoff de funghi e o grãomelete (feito com grão-de-bico e ora-pro-nóbis).

Localização: Rua Padre Francisco Pinto, 257, Benfica.

5. Camaradería Gastrobar

Para desfrutar do melhor da gastronomia brasileira na versão mineira e vegana, a dica é conhecer o Camaradería Gastrobar [link], que fica em Belo Horizonte. O restaurante oferece espaço moderno e um cardápio variado com opções de petiscos, sandubas e pratos completos, sem contar os vinhos, drinks, sucos e cervejas.

Acarajé, feijão tropeiro, moqueca de shitake ou shimeji, linguiça ao molho de melancia, feijoada e diversos tipos de burguers podem ser encontrados por lá. Uma verdadeira explosão inusitada de sabores e aromas!

Localização: Rua Cláudio Manoel, 555, Funcionários.

6. Rango Vegan

Quem está de olho nos restaurantes veganos de Salvador deve marcar presença nesse lugar. O Rango Vegan fica em um bairro charmoso da capital baiana e foi criado por um grupo de mulheres em 2006. O objetivo era gerar renda com alimentação saudável por meio de um trabalho coletivo, e a ideia deu tão certo que atrai pessoas até hoje.

O menu contempla prato principal, saladas e sucos. E se você curte comida boa em eventos, saiba que pode encomendar doces e salgados para compor um buffet delicioso. O estabelecimento ainda promove cursos para as pessoas que desejam aprender a preparar receitas sem carne, priorizando o sabor das ervas frescas e dos temperos naturais.

Localização: Rua Direita de Santo Antônio, nº 466, Santo Antônio Além do Carmo.

7. Dom Veggie

O encanto desse restaurante de Curitiba começa pelo seu belíssimo jardim. Há buffet para almoço e jantar, com variação de pratos salgados e sobremesas. Lá você encontra risoto de tomate seco, espaguete ao molho pesto, lasanha de abobrinha com queijo, polenta com barbecue e strogonoff de grão-de-bico.

Com área interna e externa para o público se acomodar, o Dom Veggie é um espaço tranquilo para você fazer pedidos mais tradicionais ou experimentar preparos inovadores. São pães, caldos e doces de todos os tipos, e o cliente pode se servir à vontade. Opções como quiche de linhaça e couve com coco também fazem sucesso.

Localização: Avenida Sete de Setembro, 6797, Seminário.

8. Bigode Verde

É um dos melhores restaurantes veganos de Recife, que tem um espaço físico para você confraternizar ou a opção de delivery para quem busca comodidade na hora de fazer as refeições. Cada receita é cuidadosamente elaborada, com ingredientes nutritivos e de qualidade.

Muitos quitutes do Bigode Verde são a base de falafel, um bolinho famoso na culinária vegetariana. Outras delícias que atraem os clientes são pastel de jaca, feijão-verde tropeiro, batata-doce de forno, maionese de legumes e a lentilha com maçã e canela. Quanto aos doces, vale investir nos diversos sabores de bolos de copo, trufas de tâmara e docinhos de castanha.

Uma das maravilhas das capitais brasileiras é justamente o valor aplicado à gastronomia. Além de muita cultura e história, essas regiões concentram pontos dedicados a servir comida com excelência. Não é à toa que vários restaurantes veganos conseguem crescer e ocupar lugar de destaque no roteiro dos turistas.

Se você gostou do conteúdo, o que acha de conferir outras dicas pelas redes sociais? Siga o nosso perfil no Instagram e conheça nosso site!

Carregando...
61 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado