Ervas e especiarias dão um toque espacial para a pirâmide olfativa de um perfume. Entenda como!
A palavra perfume vem do latim per e fumare, respectivamente “de origem de” e “fumaça”. A perfumaria é conhecida desde a antiguidade nas mais diversas culturas, e se originou nos rituais religiosos egípcios, com produção de fumaça para homenagear os deuses. Desde então, são utilizados diversos ingredientes para criar perfumes, inclusive ervas e especiarias.
A combinação de ervas frescas é muito utilizada na culinária para saborizar e perfumar os pratos. Essas plantas também têm o seu potencial medicinal, principalmente dependendo do tipo de fragrância que predomina em sua composição.
Na perfumaria, esses ingredientes conferem um toque especial para os perfumes, permitindo criar fragrâncias únicas e marcantes, que trazem uma deliciosa sensação de bem-estar. Com certeza você vai gostar de saber como essa magia acontece!
Quais as finalidades das ervas e especiarias?
As ervas e especiarias nada mais são do que as partes secas de diversas plantas e raízes. Elas são muito usadas na culinária, principalmente para temperar e preservar os alimentos por mais tempo.
No entanto, esses ingredientes têm se mostrado bastante úteis não só na gastronomia, mas também no uso medicinal em remédios, cremes e pomadas. Se tornaram, ainda, parte da composição de produtos cosméticos.
Os óleos extraídos das plantas são muito usados para fazer produtos de higiene e cuidado pessoal, como hidratantes, óleos corporais e pasta de dente. Algumas flores, ervas, especiarias e frutas podem ser usados tanto em pessoas quanto em ambientes, e as combinações são infinitas.
Como as ervas e especiarias são usadas na perfumaria?
Comumente utilizadas na culinária de diversos países para conferir cheiros peculiares, as ervas e especiarias também são empregues na fabricação de perfumes, com o intuito de criar fragrâncias mais inusitadas, intensas e compartilháveis.
Para essências masculinas, por exemplo, alguns ingredientes utilizados são o cravo e a camomila. Mas se o objetivo é compor um perfume compartilhável ou que possa ser usado em diferentes ocasiões, podemos combinar as ervas e especiarias para criar fragrâncias marcantes e, ainda, aquelas que despertam diversas sensações.
Para uma dose reforçada de energia e bem-estar são usadas essências intensas, como o alecrim, orégano, tomilho e hortelã. Já para proporcionar o bom-humor e a tranquilidade, ingredientes especiais fazem parte da composição, como a canela, o loureiro, o cravo, o coentro, a erva-doce e sementes de cardamomo.
Dentro das pirâmides olfativas, as ervas e especiarias complementam ou destacam a fragrância, dependendo do efeito desejado. Considerando como as notas se comportam, são criados perfumes deliciosos e singulares, como você vai ver a seguir.
Quais os principais produtos de perfumaria à base de ervas e especiarias?
A perfumaria tem uma história cativante na evolução do uso de ervas e especiarias. Atualmente, podemos ver a produção e venda de produtos incríveis, desenvolvidos com uma fragrância marcante e única. A Perfumaria Phebo traz algumas opções para você carregar na pele essas sensações!
Tomilho Silvestre
Trazendo a sofisticação das madeiras e pertencente à família olfativa dos florais aromáticos, o Tomilho Silvestre é uma colônia amadeirada e rústica, apresentando seu diferencial de facetas das ervas. Com o tomilho nas notas de corpo, o resultado é uma essência única e inconfundível, que garante sua originalidade.
Basílico Roxo
A fragrância Basílico Roxo pertence à família olfativa floral aromática, sendo que esse ingrediente também é conhecido como manjericão roxo. Essa colônia tem um toque de modernidade, que resulta em intensidade e energia, com o basílico em suas notas de corpo.
Hortelã verde
Conferindo o tom verde da fragrância e seu frescor, a colônia Hortelã Verde pertence à família olfativa herbal verde, e carrega toda a naturalizada das ervas. A hortelã como protagonista oferece uma construção contemporânea e revigorante, com fragrância que traz as notas de jacinto, muguet e lavanda, além das folhas verdes e hortelã em destaque.
Timur
Na família olfativa cítrica especiado amadeirado temos o perfume Timur, que traz em suas notas essa pimenta originária do Nepal. O seu frescor único é devido à associação de nuances críticos com um fundo amadeirado, resultando em uma fragrância com notas mais intensas e encorpadas.
Zimbro
Para os dias quentes, o frescor do perfume Zimbro, pertencente à família olfativa cítrica aromática, proporciona uma sensação revigorante. Sua fragrância sofisticada e contemporânea traz especiarias com o toque picante de conhaque, fundo de madeira e a nota cítrica efervescente de grapefruit, combinando com hortelã e pimenta preta.
Cada fragrância tem uma composição e produção específicas, por isso, trazem sensações diferentes. Todo perfume é único porque a criação de uma fragrância pode levar meses ou até anos para ser finalizada, e esse processo faz toda a diferença para você desfrutar de perfumes com o seu estilo, aproveitando o bem-estar que essas essências promovem.
O trabalho da perfumaria é delicado, e o estudo das ervas e especiarias ideais para cada fragrância é essencial para produzir algo único. Há perfumistas que passam a vida viajando pelo mundo a procura de plantas especiais para um único perfume. Hoje você pode fazer o mesmo escolhendo boas fragrâncias para sue dia a dia.
Cada perfume Phebo tem um toque especial! Acesse o site para conhecer nosso produtos e esse encantar com as combinações que criamos especialmente para você.