Notas do perfume: o que são e quais as indicadas para cada ocasião?

Notas do perfume: o que são e quais as indicadas para cada ocasião?
Publicado em: Perfumaria

Conhecer melhor as notas do perfume pode te ajudar a escolher o produto ideal para você ou para presentear alguém especial

Na hora de escolher uma fragrância para ir ao trabalho, para um encontro especial ou até mesmo para um momento descontraído em família, o que você costuma considerar?

Conhecer um pouco mais as notas do perfume pode fazer essa tarefa ficar mais fácil e ainda mais interessante. Neste artigo você vai aprender a diferenciar os tipos de notas e entender quais combinam melhor com cada ocasião. 

O que são as notas do perfume?

Os perfumes são feitos por meio de uma mistura de água, álcool e essências. Quando pensamos nas notas, estamos nos referindo às diferentes fragrâncias que fazem parte de um determinado perfume.

Quando as fragrâncias são misturadas pelo perfumista, cria-se uma família olfativa, envolvendo as notas que mais se destacam em um perfume.

Essas famílias podem ser criadas de muitas maneiras diferentes, dependendo da sensibilidade e do objetivo do perfumista. Porém, existem algumas famílias que são mais conhecidas, como a aromática, a floral, a cítrica, a frutal e a amadeirada. 

Para melhor classificar as famílias olfativas que fazem parte de uma fragrância e entender quais são as notas mais importantes de um perfume ou uma colônia, criou-se a pirâmide olfativa.

Quais são as principais notas da pirâmide olfativa?

A seguir, veja quais são as notas da pirâmide olfativa:

  • Notas de topo: quando passamos o perfume ou a colônia sentimos de imediato algumas notas. As moléculas dessas fragrâncias são leves, voláteis e duram pouco tempo na nossa pele. Essas notas também são conhecidas como notas de saída ou notas de cabeça.
  • Notas de corpo: depois de alguns minutos em que sentimos a fragrância do nosso perfume, as notas de topo evaporam. É quando podemos sentir as notas mais pesadas, que dão personalidade ao perfume. Também chamadas de notas de coração, são notas como as florais ou as frutadas.
  • Notas de fundo: são as notas com o maior peso molecular e acabam perdurando na pele por mais tempo. É o cheiro do perfume que sentimos depois de algumas horas passadas da aplicação. As notas de fundo mais conhecidas são as amadeiradas e as ambaradas.

Essa é uma maneira mais teórica de classificarmos as notas do perfume, mas como estamos lidando com fragrâncias, não existe uma exatidão matemática. Não podemos afirmar categoricamente que após uma hora da aplicação do perfume todas as notas de topo já tenham evaporado.

O que acontece é que a combinação das notas faz com que a fragrância se altere com o passar do tempo. Você começa sentindo um perfume que não será o mesmo depois de meia hora, uma hora, duas horas… Por isso, para realmente entender como uma fragrância vai se comportar, é interessante testar na sua pele e esperar algum tempo para entender as diferentes nuances do perfume.

Quais são as mais indicadas para cada ocasião?

Cada ocasião pede uma fragrância diferente. Da mesma maneira que nos deliciamos com pratos quentinhos no inverno ou aquela salada refrescante no verão, nosso olfato também adora fragrâncias apropriadas às estações do ano e aos locais onde estamos.

Vamos analisar primeiro o item: temperatura. Em um dia muito quente de verão, estamos sujeitos a transpirar mais, e o suor pode alterar o cheiro do seu perfume. Aquela fragrância deliciosa que você passou pela manhã, quando estava mais fresquinho, pode ser um incômodo nas horas mais quentes do dia.

Para evitar o mal-estar, tenha em mente que existem perfumes que são mais adequados às alterações de clima ou para os dias bem quentes. As fragrâncias com notas frutais cítricas ou os perfumes aromáticos se encaixam perfeitamente nesse contexto.

A sensação evocada por um perfume dessa família olfativa é de frescor, limpeza e vitalidade, e são um par perfeito para o seu vestuário de verão. Para garantir que a fragrância vai te acompanhar durante o dia, você pode levar na bolsa um frasco menor com um pouco do perfume para poder reaplicá-lo, já que geralmente as fragrâncias mais leves são mais voláteis e evaporam mais rápido.

Se você tiver dúvida na hora de escolher, a perfumaria Phebo tem muitas opções de colônias, como a Colônia Phebo Hortelã Verde e perfumes leves como o Flor de Maio, um verdadeiro floral à brasileira.

Já nos dias mais friozinhos de inverno não faz mal abusar um pouco das notas mais marcantes. Os perfumes para o frio têm uma durabilidade maior na pele e trazem uma sensação gostosa de conforto.

É claro que no universo dos perfumes, os gostos são muito pessoais. As regras também não são tão definidas e cada pessoa vai conseguir ser o seu próprio juiz na hora da escolha da fragrância ideal.

De uma maneira mais abrangente, o frio convida para o uso dos perfumes da família oriental com notas de baunilha. Outros bons exemplos que combinam com o clima são as notas associadas a especiarias, como a canela. Notas como as incensadas, balsâmicas e resinosas também fazem bonito no inverno.

As nossas sugestões da perfumaria Phebo para você são os deliciosos Perfume Phebo Metrópole, um amadeirado floral que traz notas de damasco, figo, sândalo e âmbar; o Perfume Phebo Santalum, uma fragrância com notas mais encorpadas e intensas e o Perfume Phebo Fava Tonka, que extrai da árvore amazônica Cumaru toda a sua personalidade.

Indo além do clima

Para escolher a sua fragrância ideal, é também fundamental pensar nos locais onde você vai circular com ela. Caso você esteja se arrumando para ir a um restaurante, por exemplo, uma fragrância muito marcante pode incomodar as pessoas ao seu redor.

No ambiente profissional, convivemos com pessoas de muitos gostos diferentes. E mais do que gosto, algumas podem ser sensíveis a determinadas fragrâncias. Então, tente respeitar o seu ambiente utilizando um perfume que você goste, que te faça se sentir bem, mas que não seja desagradável para o colega que trabalha ao lado. Use o perfume para você, e não para o ambiente todo.

Na hora de praticar esportes, vale investir em um bom desodorante corporal e um protetor solar em caso de atividades praticadas ao ar livre. Como já mencionamos, o suor pode alterar a fragrância do seu perfume e transformá-lo em uma experiência ruim.

O segredo é contar com fragrâncias versáteis, que se encaixem perfeitamente em qualquer ocasião. Agora que você conhece um pouco mais sobre notas do perfume, sua escolha será ainda mais certeira.

Visite o nosso site e escolha seus favoritos!

 

Carregando...
286 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado