Saiba como ter uma rotina organizada

Saiba como ter uma rotina organizada

Cuidar de você e da sua rotina tem sido uma prioridade?

Na vida adulta, precisamos fazer um verdadeiro malabarismo para dar de conta de tantas tarefas em nosso dia a dia. Entre os compromissos da vida pessoal e os deveres profissionais, é preciso manter uma rotina organizada para conseguir cumprir tudo ao que a gente se propõe.

Se você sente que está se afogando em atividades e sem sair do lugar, sem tirar um tempo para cuidar de si, então este post é para você! Fique com a gente e confira como tornar o seu dia a dia mais leve e produtivo. Boa leitura!

Por que uma rotina organizada é importante?

Se você é o tipo de pessoa que tem a sensação de viver no meio de uma grande bagunça, provavelmente já deve ter se dado conta do quanto isso atrapalha sua produtividade. Em geral, falta de organização é o caminho mais curto para a perda de tempo.

Quando você tem o hábito de planejar e distribuir a sua semana ou o seu dia entre todas as atividades que precisam ser cumpridas, as coisas parecem fluir de uma maneira muito mais leve e fácil. Em um ambiente mais ordenado, o seu cérebro consegue trabalhar melhor, reconhecendo rotinas e hábitos.

Dessa forma, não é preciso se esforçar tanto para começar cada coisa que você decide fazer. Quando você coloca seus compromissos com antecedência na agenda, já acorda sabendo que precisa levar aquele documento na escola do seu filho, que combinou de almoçar com uma amiga e precisa terminar o relatório até às 16h, por exemplo.

É por isso que nós elencamos algumas dicas valiosas de pequenas mudanças que você pode implementar no seu dia a dia para conquistar uma rotina organizada. Quer conferir?

Tenha um ritual para quando acordar

A gente sabe que acordar cedo pode ser uma das tarefas mais difíceis do dia, especialmente se você tiver que levantar ainda antes apenas para organizar o seu dia. Mas, acredite: esse hábito aparentemente irrelevante pode poupar um tempo enorme durante o restante do seu dia e até fazer com que ele seja mais agradável.

Tire um tempo para começar o seu dia com o pé direito, mesmo que isso signifique sair da cama um pouco mais cedo. Permita-se acordar com calma, sem preocupação em se atrasar e nem ter que fazer tudo na correria. Um pouco de tempo a mais pode ser utilizado para atividades que geram prazer e contribuem para um dia bem-humorado, como:

  • arrume sua cama assim que se levantar (isso vai fazer você se sentir capaz de cumprir outras tarefas);
  • tire alguns minutos para alongar o corpo e experimente aquela sequência de yoga que você viu;
  • coloque a sua playlist ou podcast favorito para ouvir enquanto isso;
  • planeje um café da manhã com alimentos que você gosta e aprecie cada momento dessa refeição;
  • utilize esse tempo para ler sobre algo que seja do seu interesse. Que tal começar aquele livro parado há tempos?

Esse tempo para você, principalmente antes de dar início à uma rotina acelerada, é crucial para que a sua mente seja acionada de uma forma mais sutil. Assim, sua energia se mantém por mais tempo.

Organize suas tarefas

Você tem o hábito de organizar suas tarefas com antecedência ou vai resolvendo tudo conforme elas surgem? Planejar suas atividades no dia anterior é um insight que pode realmente salvar preciosos minutos do seu dia, aumentando a sua produtividade (ainda mais se você estiver em home office).

Além disso, é muito importante que você as categorize, tornando ainda mais simples dar um "check" em toda a sua lista no fim do dia. Comece elegendo aquelas que são:

  • urgentes — essas são aquelas atividades que você já deveria ter feito, mas que não fez e agora está em cima do prazo;
  • importantes — são as tarefas que gerarão valor no seu dia e farão com que tenha progresso em relação aos seus objetivos (elas devem ser sua prioridade para não se tornarem urgentes e atrapalharem a sua rotina);
  • circunstanciais — são todas aquelas coisas não tão importantes, mas que você precisa fazer.

A partir disso, você ainda pode fazer uma nova subdivisão. Sabendo que você deve executar as tarefas urgentes primeiro, depois as importantes e, por último, as circunstanciais. Dentro dessas categorias, priorize sempre as atividades mais difíceis.

As atividades mais complexas e demoradas são aquelas que mais demandarão energia de você. Por isso, trate de vencê-las logo nas primeiras horas do dia, assim, as outras parecerão mais fáceis. Além disso, se você tiver que resolver algo muito difícil no fim do dia, provavelmente estará sem foco e concentração suficiente.

Tenha um horário certo para almoçar

Se você faz parte do grupo de pessoas que adora pular refeições, saiba que isso pode colocar não só a sua produtividade em risco, mas também a sua saúde, comprometendo a sua disposição e o seu bem-estar. Organizar sua rotina também diz respeito a estipular horários para as suas atividades, incluindo as pausas e as refeições.

Quando você tem um horário fixo para isso, pode se planejar para desfrutar desse momento com mais calma. Você pode preparar um cardápio especial ou se organizar para pedir a comida de um restaurante que gosta ou quer conhecer.

Seu cérebro também agradecerá a reposição de energia, produzindo ainda mais foco e concentração para você. Por isso, encontre uma forma de fazer uma pausa em algum momento entre as 11h30 e 13h30 para recarregar a energia.

Faça pausas periódicas

Se você quer ter mais disposição e ânimo, não importa o que aconteça durante o seu dia, será preciso proporcionar pequenos momentos de descanso para o seu corpo e a sua mente. Seu cérebro não é uma máquina, mas, se fosse, certamente fundiria por trabalhar muitas horas seguidas, então, dê um tempo a ele.

Tire alguns minutos para alongar o seu corpo, dar uma volta no quarteirão sob o sol, tomar um café ou simplesmente conversar com alguém. Outra opção interessante é dedicar um tempo para respirar fundo e exercitar alguma prática de relaxamento ou mindfulness.

Tenha momentos de autocuidado

O autocuidado diz respeito às suas atitudes para preservar a qualidade das suas emoções, sentimentos e momentos que reserva para si. Também está ligado ao cuidado com o seu corpo, alimentação, relações pessoais, desenvolvimento intelectual e lazer.

Essa atenção é essencial para a manutenção da sua autoestima e da sensação de bem-estar. Por isso, sempre que puder, invista seu tempo e a sua energia naquilo que proporciona prazer a você, que deixa o seu coração quentinho e feliz.

Você pode utilizar diversos recursos a seu favor, como:

  • ouvir música;
  • fazer automassagem;
  • vestir uma roupa confortável;
  • meditar;
  • passar um tempo com seu pet;
  • acompanhar uma série, documentário e ver filmes;
  • usar uma fragrância relaxante, como velas aromáticas.

O autocuidado, quando atrelado a uma rotina organizada, é um forte aliado da sua qualidade de vida. Por isso, não negligencie as suas necessidades. Cuide do seu dia a dia e reserve algum tempo para cuidar de você.

Agora que você já sabe como ter uma rotina organizada, siga a gente nas redes sociais Facebook e Instagram e acompanhe outros conteúdos como este!

Carregando...
29 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado