4 tipos de hidratante para cuidar da sua pele diariamente

4 tipos de hidratante para cuidar da sua pele diariamente
Publicado em: Beleza

Conhecer os tipos de hidratante que existem no mercado é importante para saber qual o ideal para a sua pele. Entenda mais sobre o assunto agora! 

Os cuidados com a pele devem ser feitos diariamente. Afinal, a exposição solar e o fator idade são agentes que causam a desidratação e o envelhecimento da derme. A boa notícia é que, hoje, há diversas alternativas de produtos no mercado, que atendem às diferentes necessidades da pele. É o caso dos hidratantes e seus variados tipos!

O aspecto da pele entre pessoas da mesma idade pode ser diferente por muitos motivos. Desde a genética até a alimentação influenciam na saúde da pele. Claro que quem adota uma rotina de skincare desde cedo tende a ter menos reflexos negativos no decorrer no tempo.

Neste post, trazemos para você um conteúdo especial sobre os tipos de hidratante para acertar nos cuidados diários com a sua pele. Vamos lá?

Por que usar hidratante corporal diariamente?

Todo corpo passa por um processo chamado de envelhecimento celular. Ele pode ser mais intenso conforme padrões genéticos, alimentação e exposição às condições de clima e tempo. 

Quanto mais jovens estamos, a tendência é da nossa pele ter praticamente nenhum sinal de ressecamento. Geralmente, os jovens tendem a se preocupar com a saúde da derme apenas quando vão à praia.

No entanto, os cuidados diários para ter uma pele mais saudável devem começar desde a infância. Os diferentes tipos de hidratante ajudam justamente nesse quesito, pois atendem a múltiplos cenários e às características da pele conforme a idade. Afinal, a pele de uma criança de 7 anos não tem as mesmas necessidades de hidratação da pele de um adulto de 30.

Inclusive, é a partir dos 30 anos que a nossa produção de colágeno começa a cair drasticamente ano após ano. E o ideal é não deixar para cuidar da pele apenas nessa idade.

Ao adotar uma rotina de skin care desde cedo, incluindo sabonetes e esfoliantes e usando os produtos compatíveis para a sua idade, você está prevenindo o envelhecimento acelerado das células da sua pele. 

Normalmente, para crianças, indica-se o protetor solar diário e, se for do gosto, o uso de hidratantes corporais perfumados. Já para adultos, além desses dois itens, há a necessidade de incrementar o skincare de acordo com as características da sua pele.

4 tipos de hidratante corporal para uso diário

Há tipos de hidratante para todos os cenários possíveis que você imaginar de condições de pele, com variedade de aromas, além de opções de produtos veganos e cruelty free.

Conforme as características da sua pele, escolha aquele que tenha uma ação específica ou que esteja listado em mais de uma categoria de atuação. 

É possível, também, a aplicação de dois ou mais tipos de hidratante ao longo do dia. O ideal é que a hidratação seja, pelo menos, pela manhã e pela noite. Durante o período noturno, aproveite os benefícios do sono para intensificar os resultados do seu skincare.

A seguir, conheça as principais categorias de hidratante disponíveis no mercado. 

1. Oclusivos

Os hidratantes oclusivos criam uma fina camada de proteção sob a pele, diminuindo a velocidade e intensidade de evaporação de água das células da pele. 

2. Umectantes

Esse é um dos tipos de hidratantes mais comuns. Os hidratantes umectantes promovem uma hidratação intensa da pele, proporcionando maciez imediata

3. Emolientes

Os emolientes não são indicados para peles mais oleosas. Isso porque os óleos são o seu principal composto. O objetivo dele é ajudar a melhorar a elasticidade da pele.

4. Biológico

Os hidratantes biológicos têm o tratamento como sua principal ação. Eles contam com efeitos de longo prazo. Os cremes anti-idade são tipos de hidratantes biológicos.

Formas em que o hidratante pode ser encontrado

Hoje, o mercado de cosméticos conta com uma variedade de produtos para realizar o seu skincare diário ou mesmo reforçar o seu perfume por meio de hidratantes com fragrâncias.

A forma que você optar por comprar o hidratante também gera resultados diferentes. Esses formatos são feitos exatamente para proporcionar experiências diferenciadas na aplicação. Veja a seguir alguns exemplos que você pode encontrar em lojas cosméticas.

● Loção

Esse formato de hidratante tem um aspecto concentrado, porém não tão pastoso. Como uma analogia, lembra a textura do creme de leite à temperatura ambiente. 

Graças a essa qualidade, a loção espalha com facilidade na pele, fazendo com que a sua aplicação e absorção seja rápida.

Óleo

Com ação emoliente, os hidratantes no formato de óleos corporais são ideais para serem usados durante o banho. O seu uso não é diário como os outros, ou seja, a frequência deve ser adaptada conforme o grau de oleosidade da sua pele.

É um tipo de hidratante ideal para pessoas que estão enfrentando processos de ganho de peso repentino, emagrecimento e gravidez. Afinal, eles contribuem para a flexibilidade da pele, prevenindo o aparecimento e a intensificação de estrias.

● Creme

Talvez esse seja o formato mais usado considerando os tipos de hidratantes que existem. O creme tem uma textura mais concentrada. Por isso, são ideais para serem usados em áreas com maior exposição e chance de ressecamento, como calcanhar, mãos e cotovelos.

● Acquagel

Os tipos de hidratante no formato de acquagel são mais indicados para quem busca maciez imediata, já que a sua principal função é de umedecer a pele. Seu uso é ideal para dias quentes, principalmente no verão.

● Bruma

A bruma hidratante é um formato para pessoas que buscam agilidade e praticidade no dia a dia. Além da sua fácil aplicação por meio da embalagem em spray, ela pode ser carregada na bolsa. É ideal para quem fica muito tempo fora de casa ao longo dia e quer garantir a hidratação adequada da pele.

● Mousse

O próprio nome já diz tudo. Os hidratantes corporais no formato de mousse têm uma textura semelhante à sobremesa que leva o mesmo nome. Eles lembram as “claras em neve”, fazendo com que a pele fique com um toque aveludado.

Lembre-se de que é ideal hidratar a sua pele diariamente com o tipo de hidratante adequado para ela. Mas vale destacar que, para ter os melhores resultados, é fundamental beber bastante água e ter uma alimentação mais saudável.

Então, o que você achou deste conteúdo? Já sabia que há tantos tipos de hidratante corporal? Se você gostou deste artigo, aproveite e confira o nosso texto sobre a nova tendência em cosméticos, o Slow Beauty.

 

Carregando...
583 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado