Você tem doença celíaca, sensibilidade ao glúten ou está em busca de uma alimentação mais saudável? Este post com receitas de comida sem glúten é para você!
A comida sem glúten é uma escolha de muitas pessoas, seja por uma necessidade do organismo ou pela busca por ter mais qualidade de vida. O grande desafio de seguir uma dieta do tipo é encontrar alimentos saborosos.
Com algumas dicas, você pode começar a fazer em casa pratos sem glúten que, com certeza, vão agradar a família. Neste post, apresentamos a você as melhores receitas de comida sem glúten e, com a ajuda da nutricionista Juliana Carreira, explicamos mais sobre esse componente. Vamos lá?
Afinal, o que significa glúten?
"O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, aveia (quando contaminada), cevada, centeio e malte", explica a nutricionista Juliana Carreira. Ele é o resultado da combinação de duas proteínas:
- gliadina, monomérica responsável pela extensibilidade do glúten;
- glutenina, insolúvel em água e álcool, mas solúvel em ácido e responsável por dar o aspecto de forma e textura ao glúten.
O glúten é formado quando a farinha de trigo passa pelo processo de mistura com água. Por meio do amassar, seja de forma manual ou com uma batedeira, essas duas substâncias se juntam e formam o glúten, que é elástico e pegajoso. Inclusive, ele é o responsável por fazer com que a massa cresça, já que retém os gases da fermentação e umidade, provendo a elasticidade dela.
Como identificar a doença celíaca
De acordo com a nutricionista, as pessoas que não podem consumir alimentos com glúten são conhecidas como celíacas. Ao ingerirem o nutriente, uma reação é desencadeada no sistema imunológico: "As células de defesa atacam as vilosidades intestinais que são responsáveis pela absorção dos nutrientes", explica.
As pessoas que sofrem de doença celíaca e/ou intolerância ao glúten podem apresentar os seguintes sintomas:
- dores abdominais;
- cefaleia;
- diarreia;
- estufamento.
Além disso, é possível que elas tenham um aumento considerável de peso, com dificuldade de emagrecimento. Ainda, pode acontecer o inverso: o paciente entra em um estado de anemia, devido à dificuldade de absorção dos nutrientes, e perde peso de forma excessiva. Isso pode gerar até problemas psicológicos, interferindo na autoestima.
Para prevenir e tratar essas condições, é essencial o acompanhamento médico e nutricional. Muitas pessoas sofrem disso e sequer sabem. A ausência de cuidados adequados podem desencadear outras doenças, que, além de mascarar a raiz do problema, impactam negativamente a qualidade de vida do paciente.
"Existem exames específicos, como o de sangue, testes sorológicos ou, ainda, a biópsia do intestino delgado", esclarece Juliana.
Há benefícios em uma dieta sem glúten?
A comida sem glúten é boa não só para aqueles que são celíacos. As pessoas que aderem a uma dieta sem essa substância têm os seguintes benefícios:
- redução de peso;
- diminuição da fome por compulsão;
- prevenção de danos ósseos;
- redução de inflamações, como a artrite.
Como o glúten está presente em alimentos mais calóricos, ao evitar o seu consumo, você está adotando uma dieta mais saudável e low carb. Para realizar essa mudança de hábitos, porém, você deve, antes de mais nada, fazer o acompanhamento com um nutricionista. Mas pode substituir a farinha de trigo tradicional pela de linhaça ou a de quinoa desde já, viu?
Quais as melhores receitas sem glúten?
Dá para se alimentar com refeições saborosas, sem glúten e feitas em casa. Para comprovar isso para você, junto da Juliana Carreira, separamos três receitas especiais de comida sem glúten que vão deixar você com água na boca. Conheça-as a seguir!
Hambúrguer de patinho
Ingredientes
- 1 quilo de patinho moído;
- 1 cabeça de cebola;
- salsa a gosto;
- 2 dentes de alho;
- orégano a gosto;
- azeite;
- sal.
Modo de preparo
- Pique a cebola em pedaços pequenos e reserve. Para fazer isso, você pode cortar a cebola na metade, no sentido das fibras. Deixe a parte do corte para baixo na tábua e faça novos cortes finos contra o sentido delas. Amasse o alho e também reserve.
- Em uma tigela funda, coloque toda a carne moída e junte cebola, alho, orégano e sal. Faça isso até que os temperos estejam bem distribuídos na mistura.
- Em seguida, com as mãos, faça uma "massa" com a carne. Unte uma assadeira com azeite e preaqueça o forno a 200 graus por 10 minutos. Leve os hambúrgueres para assar durante 30 minutos.
Pão de queijo low carb
Ingredientes
- 1 ovo pequeno;
- 3 fatias de queijo provolone;
- 2 colheres de sopa cheias de queijo parmesão ralado;
- 1 colher de sobremesa com fermento químico em pó.
Modo de preparo
- Bata o queijo provolone com o ovo no liquidificador.
- Coloque a mistura em uma tigela pequena e, enquanto mexe, ponha o queijo parmesão gradualmente.
- Para deixar a massa mais modelada, você pode pôr um pouco mais de queijo parmesão. Ao final, adicione o fermento.
- Você pode optar por fazer em forminhas de empadinha ou não. Seja na forminha ou na travessa, é necessário untá-las com manteiga.
- Preaqueça o forno por 10 minutos a 180°C. Em seguida, leve o pão de queijo para assar também a essa temperatura por 20 minutos. Para dourar, ao final desse tempo, deixe a uma temperatura de 250°C. Tenha atenção para não passar do ponto.
Berinjela à parmigiana
Ingredientes
- 2 berinjelas grandes;
- sal;
- vinagre;
- azeite;
- pimenta-do-reino;
- 1 cabeça de cebola;
- 300 gramas de carne moída;
- molho de tomate;
- 350 gramas de muçarela;
- orégano;
- parmesão ralado.
Modo de preparo
- Corte a berinjela em fatias compridas. Em seguida, coloque-as em uma peneira e salpique sal e vinagre a gosto. Reserve por 40 minutos e aperte algumas vezes, para que o legume solte a água.
- Em seguida, coloque as fatias em uma assadeira. Elas não podem ficar uma em cima da outra. Salpique com pimenta-do-reino e azeite. Deixe assar por 10 minutos.
- Enquanto a berinjela está assando, use uma panela para dourar a cebola no azeite e refogar a carne moída até ficar pronta para consumo. Acrescente molho de tomate e tempero a gosto.
- Retire a berinjela do forno e cubra-a com o molho.
Como deixar a comida mais saborosa?
Os temperos culinários são o que deixa o cheiro da comida na sua memória olfativa e fazem com que a receita fique ainda mais saborosa. Eles são tão especiais, que a chef Renata Vanzetto se especializou no assunto e, hoje, é destaque na elaboração de pratos especiais com temperos marcantes.
Usando os ingredientes certos, vai ficar mais fácil conseguir fazer comida sem glúten em casa com gostinho de restaurante. Se você é celíaco ou está buscando uma vida mais saudável, faça as nossas receitas e continue acompanhando as novidades culinárias, e também de perfumaria, do blog da Phebo.
Se gostou deste post e não quer perder as nossas próximas postagens, siga as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!