Sinestesia: o que é e porque está presente no seu perfume

Sinestesia: o que é e porque está presente no seu perfume
Publicado em: Perfumaria

Quantos sentidos você acha que seu perfume pode evocar? Muitas pessoas poderiam responder que apenas um, afinal, só o olfato capta uma composição. Contudo, um fenômeno neurológico chamado sinestesia mostra que em algumas situações um aroma tem potencial para afetar involuntariamente outras formas de percepção.

Por isso a sinestesia é um fator determinante para quem está em busca de uma experiência mais rica na seleção de suas fragrâncias. Para entender como a sinestesia olfativa acontece e como ela contribui na procura de uma composição perfeita para sua personalidade, continue a leitura e acompanhe nosso post completo!

Definição de sinestesia e sua relação com os sentidos

A sinestesia é um fenômeno complexo, sendo interpretado tanto como um aspecto semântico para definir a combinação de um ou mais sentidos, quanto um evento neurológico em que a estimulação de um canal cognitivo provoca uma reação em outro.

Em uma perspectiva poética seria como ver cores ao ouvir uma música, sentir sabores ao ler uma palavra ou ter sensações táteis ao experimentar um perfume. Isso se deve a uma rede de associações que modificam sua percepção e tornam uma experiência mais intensa do que normalmente seria.

O termo deriva do grego “synaísthesis”, que pode ser traduzido como união, “syn”, e sensação, “esthesia”. Em contextos criativos, tais como nas artes ou na perfumaria, essa habilidade favorece o desenvolvimento de itens únicos e permite a criação de obras que afetam vários sentidos simultaneamente.

Vale destacar que a própria ciência ainda não compreende por completo o que é sinestesia, embora essa seja uma pesquisa de fronteira capaz de atrair diversos pesquisadores por conta de sua complexidade.

Como a sinestesia está presente na criação de perfumes

Embora ela esteja mais presente na literatura, especialmente na criação de poemas capazes de afetar vários sentidos, a sinestesia também interfere diretamente na elaboração de perfumes.

Alguns perfumistas conseguem desenvolver essa capacidade e tem uma percepção diferente dos aromas, associando-os com cores, formas e sons. Isso contribui para a elaboração de uma harmonia complexa, capaz de criar uma experiência sensorial totalmente diferente do que já se conhece.

Seleção de cores e aromas

Profissionais da perfumaria relacionam notas olfativas com certas cores, ou seja, traduzem um perfume floral como rosado ou um cítrico como amarelo. Esse tipo de associação cria um novo canal pelo qual a criatividade pode se desenvolver.

Ao perceber os aromas dessa maneira é possível orientar a seleção e combinação de notas para proporcionar uma experiência olfativa harmoniosa. Ao usar o círculo cromático, por exemplo, é possível pensar em composições com ingredientes semelhantes (cores próximas), ou complementares (tons opostos).

Escolhas de texturas e formas

A sinestesia também explica como cheiros podem influenciar as sensações táteis ou as formas imaginadas para determinados aromas. Um perfume é interpretado como aveludado, suave, macio ou áspero, conforme alguns de seus componentes.

Essa percepção é utilizada na elaboração de frascos e rótulos alinhados ao estilo da fragrância. Composições atalcadas, por exemplo, são notadas normalmente como macias, agradáveis e suaves. Já os amadeirados podem ser interpretados como algo sólido, de textura uniforme e firme.

Portanto, o design do produto é capaz de transmitir, por meio de um sentido diferente, a mesma ideia que o perfume carrega. Isso pode ser visto pela linha Origens, da Phebo, que apresenta frascos claros e com uma estampa colorida, transmitindo a pureza e intensidade de seus componentes, tanto pelo aspecto visual quanto olfativo.

Comunicação sensorial

Na hora de escolher uma fragrância, especialmente quando esse processo é feito por meio da internet, há necessidade de recorrer a outros sentidos a fim de identificar se o perfume está adequado ao que você busca.

Nesse quesito, os perfumistas podem criar descrições sinestésicas visando comunicar aspectos da fragrância de maneira intuitiva. Isso ajuda em sua escolha e faz com que fique fácil distinguir as composições adequadas.

Para quem deseja um aroma refrescante, vale a pena buscar descrições com a palavra floresta, como no caso do Patchouli, ou mar como no Brisa. Já para os que buscam uma composição potente, procure as expressões sobre liberdade, como em Lichia e Pimenta, ou sensualidade, presente na explicação do Bem Me Quero.

Como ela interfere na percepção de perfumes

Embora a sinestesia contribui para a elaboração de composições criativas, ela é determinante para ter uma boa experiência na hora de escolher as fragrâncias para o seu dia a dia.

Primeiro, pois certos aromas são responsáveis por trazer memórias visuais ou auditivas. Um perfume com notas de lavanda, por exemplo, pode trazer à mente uma imagem de um campo roxo florido, remetendo a sensação de calmaria e aconchego.

Segundo, devido à resposta emocional intensa que certos aromas podem evocar, impactando diretamente o seu bem-estar ou estado de espírito. Para um dia importante no ambiente de trabalho, talvez um perfume intenso contribua para promover sua confiança. Já para ter uma noite relaxante de sono, vale apostar em uma escolha mais floral e gourmand, por exemplo.

A influência da sinestesia na escolha e apreciação de fragrâncias

Com a sinestesia, a seleção e apreciação de fragrâncias acontece de maneira única, já que os indivíduos vivem experiências de associação sensorial mais intensas no momento que sentem os perfumes.

As conexões que são criadas a partir dela tornam determinadas fragrâncias memoráveis, relacionando-as a emoções e percepções incríveis e trazendo maior riqueza quando apreciam um cheiro.

Isso tudo sem contar a percepção multissensorial, que é capaz de adicionar novas camadas e trazer uma compreensão com um nível maior de complexidade devido às aproximações realizadas com texturas e cores.

Entender como a sinestesia está presente tanto na elaboração de fragrâncias quanto na experiência de uso, permite que você faça escolhas mais inteligentes para o seu dia a dia. Obtendo o máximo de benefício dos seus perfumes e conquistando o bem-estar necessário na hora de manter o equilíbrio ao longo das demandas que surgem na rotina.

Quer entender mais sobre como escolher a fragrância certa? Continue com sua visita ao blog e conheça quais são as diferenças de classificação entre os perfumes!

Carregando...
177 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.