Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne: você sabe as diferenças?

Eau de Parfum, Eau de Toilette e Eau de Cologne: você sabe as diferenças?
Publicado em: Biblioteca Olfativa

Gosta de perfume? Então está na hora de entender como escolher uma “eau” para chamar de sua!

Conhecer as características dos tipos de perfume é essencial para descobrir a melhor opção para usar de acordo com cada momento e com a sua personalidade. Por isso, é fundamental entender qual é a diferença entre eau de cologne, eau de parfum e eau de toilette.

Se quer saber mais sobre esse assunto e entender como escolher a alternativa perfeita, continue ligado. Tentamos tornar mais simples e compreensíveis as diferenças entre eles para você nunca mais esquecer. Aproveite!

Quais são as características da eau de parfum?

Essas fragrâncias chamadas de eau são uma combinação de essência, água e álcool. A essência é uma composição de diferentes óleos essenciais que, juntos, formam a característica e o cheiro do perfume propriamente dito.

A eau de parfum é a que apresenta a maior duração. Ela é apenas um pouco menos intensa que o parfum, mas oferece uma durabilidade maior na pele do que a eau de toilette e a eau de cologne.

Ele é caracterizado por cerca de 15% a 20% de essência e o restante são os outros componentes citados (água e álcool). Isso é o que permite que o produto alcance uma duração de até 12 horas na pele, sendo 8 horas o mínimo de fixação.

Quais são as características da eau de toilette?

Se a eau de parfum tem uma concentração de 15% a 20% de essência, a eau de toilette conta com cerca de 10% a 15% dessa combinação de óleos essenciais que vão resultar no cheiro do produto, como você já teve a oportunidade de conferir.

Mas a diferença entre elas, nesse caso, não fica apenas a cargo da concentração do cheiro. Ela também diz respeito à característica dessa fragrância. Em geral, a eau de toilette é bem mais fresca e leve, se encaixando melhor em climas tropicais, como é o caso do Brasil.

Consequentemente, a variação das notas — que são mais frescas — apresentam uma durabilidade um pouco menor na pele. Nesse caso, ela vai fixar por um intervalo de cerca de 6 a 8 horas, o que não deixa de ser um bom tempo de duração.

Quais são as características da eau de cologne?

A eau de cologne é definida por um tipo de perfumação ainda mais fresca. Conhecida também como água de colônia, sua criação foi justamente pensada para que a reposição fosse mais constante, atribuindo a quem usa o produto sempre aquele cheiro de “frescor recém aplicado”.

Uma curiosidade sobre a eau de cologne é que, por ter nascido na Europa, vem de uma cultura onde os banhos não são tão frequentes quanto estamos acostumados por aqui. Dessa forma, naqueles locais mais quentes, era preciso utilizar algo para se refrescar, trazer de volta a sensação de frescor entre um banho e outro (que tinham intervalos mais prolongados).

Assim, a eau de cologne foi mesmo criada como um produto para reposição. No Brasil, ela foi incorporada como uma maneira de fazer a sensação do banho durar mais tempo. Então ela não é usada entre eles, mas como uma espécie de pós-banho.

A concentração de essência gira em torno de 3% a 5%, com poucas exceções que podem chegar a 8%. Isso porque ela tem essa característica fundamentalmente leve e que não precisa, de fato, ser duradoura, e pode ser reutilizada a cada duas ou três horas.

Quais são as principais diferenças entre as "eaux" e como identificar?

As principais diferenças entre elas ficam a cargo da concentração do cheiro e da duração dessa fragrância na pele. Isso não significa, de forma alguma, que uma é melhor do que a outra. Cada uma delas vai se adaptar a diferentes perfis, gostos, personalidades e até mesmo época do ano. Elas podem, inclusive, ser combinadas com uma técnica chamada layering, que é definida como "sobreposição de camadas" de perfume na pele. Você pode criar a sua fragrância exclusiva unindo uma eau de parfum com uma eau de cologne, ou duas eaux de toilette diferentes.

No inverno, por exemplo, você pode recorrer a uma eau de parfum que vai ser aplicada no início do dia e durar o até a noite. No verão, para trazer mais frescor e leveza, você vai recorrer a uma eau de cologne com reaplicação mais frequente.

Então não existe uma regra no uso. Em geral, na França, as eaux de cologne são usadas em circunstâncias mais quentes e para prolongar o frescor. As eaux de toilette são utilizadas durante o dia, já que apresentam um toque de leveza, mas sem abrir mão da duração. E aí, sim, à noite, quem faz sucesso é a eau de parfum, com uma intensidade mais marcante.

Dessa forma, a eau de parfum combina muito com ocasiões especiais noturnas, como jantares, casamentos, formaturas e eventos sociais em geral. Por ser vibrante e duradoura, qualquer pessoa que se aproxime de você vai sentir a fragrância.

Já para o trabalho, para um almoço com amigos ou eventos diurnos, a indicação é a eau de toilette. Por fim, se você não se importa em ter que repor e quer transmitir um cheiro mais suave e sutil, não tem erro: eau de cologne.

Como você deve ter percebido, nenhum perfume é ideal para todas as situações, muito embora o brasileiro esteja acostumado a usá-lo assim. Então, é muito importante se informar sobre as características do seu produto, a composição da fragrância e a duração que ele vai ter na pele para realmente acertar nessa escolha.

Além disso, é fundamental ter em mente que, se você gosta de cheiros mais intensos e fechados, esse tipo de fragrância vai perdurar mais na sua pele. Da mesma maneira que se você prefere florais e cítricos, por exemplo, precisará se habituar a fazer a reposição mais vezes.

Gostou de saber mais sobre eau de cologne, eau de parfum e eau de toilette? Então acesse a loja da Phebo e confira agora mesmo as nossas fragrâncias!

Aproveite para seguir nosso perfil no Instagram e ficar por dentro de todas as novidades!

Carregando...
2079 visualização(ões)

Colaborou para este conteúdo

Perfumaria Phebo
Perfumaria Phebo

Em 1930, os primos portugueses Antonio e Mario Santiago fundaram em Belém - no coração da Amazônia - a Phebo, uma perfumaria de altíssima qualidade e com fragrâncias marcantes e originais. O nome Phebo, o deus grego do Sol, foi escolhido para simbolizar o nascimento de uma nova Era da perfumaria brasileira. Com mais de 90 anos de história, a Phebo mantém a sua tradição de inovar com fragrâncias únicas e sofisticadas.

Comentários
Deixe o seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado